Seguidores

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

CONTANDO O TEMPO

Clerisvaldo B. Chagas, 19 de fevereiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.064

   Numa festa de formatura do ABC fiquei impressionado com a dimensão dos festejos, com a organização, elegância, desenvoltura dos pequenos e as palavras da diretora. Foram inúmeras apresentações dos formandos, como danças, músicas e discursos. Apesar de toda aquela alegre agitação que orgulhava pais, avó, avô, tios e tias, não deixei de ficar atento às palavras da mestra: “Eles estão preparados. Eu afirmo, que eles estão preparados”. E por tudo que eu vi ali no “Espaço Jaraguá”, tive a certeza absoluta que sim, que eles estavam preparados para os próximos desafios, inclusive um dos três netos, o formando Davi José. E se ele quer ser cientista, acho que vai conseguir.

GINÁSIO SANTANA. (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230).

       Naquele momento lembrei-me do Ginásio Santana, de Santana do Ipanema. Participei como aluno de uma sequência de sete anos no antigo Ginásio Santana, com os seguintes diretores, não necessariamente pela ordem: Alberto Nepomuceno Agra, Eraldo Bulhões, Mileno Ferreira da Silva, Padre José Araújo, João Yoyô Filho, Tavarinho (juiz), Adelson Isaac de Miranda e José Pinto de Araújo. Mas teve uma sequência de bedéis também: Duda Bagnani, Lulinha, Sebastião Veríssimo, Costinha, José Augusto e Wellington Costa. Na oitava série, conclusão do Curso Ginasial, o doutor. Adelson Isaac de Miranda como despedida da turma, pronunciou palavras de incentivo aos estudos. Disse ele que nunca parássemos de estudar. Que por mais que nós tivéssemos pais sacrificados com despesas de escola, “apertássemos as goelas deles”, contanto que não parássemos os estudos.
       Claro que o doutor queria apenas enfatizar o valor do Saber. Muitos ginasianos não sentiam ânimo para ir além da oitava série. Mas, com a base que adquirimos no velho casarão, ninguém passaria vergonha nem em Maceió, nem no Recife onde todos os santanenses eram elogiados e admirados pelo conteúdo trazido do Sertão.
       E se ontem nós apertamos nas goelas, hoje nossas goelas são apertadas. Benditos apertos.
        Lamentamos apenas pelos que se perderam na caminhada.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário