Seguidores

terça-feira, 17 de setembro de 2019

LAMPIÃO E CHUMBO NA SERRA DOS CAVALOS

Clerisvaldo B. Chagas, 17 de setembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.183

O homem, com bermuda jeans e boné parecia elétrico. Mal terminava o diálogo com um, virava-se para outro. Ali naquele aglomerado, indagou se a senhora era de Águas Bela. Ela respondeu que não era, falou em Águas Belas por acaso. Ele puxou conversa e disse que era de Minador do Negrão. “Minador, lá pra dentro tem uma serra bem alta e que logo após a serra, encontra-se Águas Belas”. Notei que ele estava procurando um conhecido para puxar conversa. Fiquei aguardando a sua agitação e veio à lembrança o monte que ele falara. Muitas vezes o sujeito fala demais, porém, não deixa de ser excelente fonte de pesquisa que às vezes coincide com sua procura. Procurei aguardar uma surpresa para o cidadão.

SERRA DOS CAVALOS (FOTO: PINTESTER).
Lembrei-me da “Repensando a Geografia de Alagoas” (uma cinco estrelas engaveta). Também veio à mente, pesquisa exaustiva para o livro “Lampião em Alagoas”; serras de divisas do estado, fugas e combates de Lampião. Virgulino gostava de entrar em Pernambuco por Minador. Imaginamos a perseguição e tiroteios esporádicos do sargento Porfirio e sua aguerrida volante por ali, no início de 1938. Mesmo assim, com Alagoas caçando o bandido por todos os lugares, o chefe do bando desapareceu no vizinho estado do norte. Mas era importante para nós pontuarmos a sequência de serras e riachos da região, desde que acidentes sempre surgissem nas narrativas. Foi na hora em que o homem falou sobre Minador do Negrão que surgiu na mente a serra destaque.
Pensei comigo mesmo dá um susto no camarada rodeado por desconhecidos. Aproximei-me sorrateiramente e fiquei atrás da sua nuca. Vez em quando ele parava e falava, parava e falava, então, que eu disse forte no seu ouvido: “Quer dizer que o senhor é o homem das serra dos Cavalos!”. O indivíduo levou um susto desgraçado, virou-se rapidamente como macaco de mola. Olhou para mim de boca escancarada e indagou: “Como o senhor conhece a serra dos Cavalos?” Gargalhei por dentro com o susto alheio.
Nada eu disse.
Distanciei-me e parti dando adeus.
Também... Nem tava muito querendo conversa na parada.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário