Seguidores

terça-feira, 17 de setembro de 2019

O PADRE CÍCERO NA VILA DE BELMONTE


 Por Valdir Nogueira

Fazia calor intenso naquela tarde de 12 de setembro de 1898 quando entrou na Vila de São José de Belmonte, seguido por dezenas de acompanhantes o Padre Cícero Romão Batista, do Juazeiro, que seguia viagem para a capital pernambucana com destino à Roma (diziam que atendendo ao chamado do Santo Padre). 


Em Belmonte o Padre Cícero foi recepcionado pelo Prefeito o Coronel José Pereira de Aguiar, o Subprefeito Sr. Antônio Piauhylino Guimarães, e os membros do Conselho Municipal: Isidoro Conrado de Lorena e Sá, Antônio Juvenal Pereira da Silva, Pedro José dos Santos, João Pereira da Silva, Manoel Terto Alves Brasil, Lúcio Pereira da Silva e Luiz Pereira da Silva. 

Durante sua estadia em Belmonte o Padre Cícero ficou hospedado na Casa do Catolezeiro. Esta casa, localizada do lado direito da Matriz de São José, tinha essa denominação porque existia uma árvore dessa espécie na sua frente. Inicialmente, pertenceu a Dona Ana Pereira da Silva, esposa de Conrado José de Lorena e Sá. Nessa casa funcionou primeiramente o Conselho Municipal de Intendência. Também nessa casa faleceu, em 17 de agosto de 1889, o Dr. Arcôncio Pereira da Silva, que foi juiz e promotor da Comarca de Vila Bela. Bem, da Vila de São José de Belmonte, seguiu o Padre Cícero e seus romeiros para Vila Bela (Serra Talhada).

Valdir José Nogueira
Pesquisador e escritor, São José de Belmonte-PE
Conselheiro Cariri Cangaço


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário