Seguidores

sábado, 8 de abril de 2023

FAZENDA PEDREIRAFOI ATACADA POR DIVERSAS VEZES PELA MALTA DE VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA.

 Por José Mendes Pereira

https://tokdehistoria.com.br/tag/pai-de-lampiao/

Em 1920, Virgolino Ferreira da Silva, o filho de José ferreira dos Santos e de dona Maria Sulena da Purificação, ainda não era Lampião e nem tão pouco, capitão, só passou a ser alcunhado por este apelido, no ano de 1921, período em que ele já fazia parte do bando do famoso cangaceiro Sinhô Pereira. E capitão, só em 1926, quando saiu das caatingas em busca deste título, prometido pelo deputado federal Floro bartolomeu, e lhe foi entregue pelo religioso Padre Cícero Romão Batista, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte, onde estão depositados seus restos mortais.

O ex-cangaceiro Sinhô Pereira

No ano de 1920, Virgolino junta-se ao cangaceiro Antônio Matilde e ataca por diversas vezes a fazenda "Pedreira", do seu maior inimigo Zé Saturnino. Dos cabras que os acompanhavam, o Antônio Ferreira seu irmão, Levino Ferreira (Vassoura) seu irmão, Antônio Rosa, Baião, Manoel Tubiba, Cajazeira, Baliza, Zé Benedito, Olímpio Benedito e Manoel Benedito. "Ze Saturnino" vendo prejuízos a seu gado e à sua fazenda, procurou seu tio, o famoso cangaceiro "Cassimiro Honório", que trouxe vários cabras para defesa da fazenda do sobrinho. 

Lá, alguns combates com o bando de Virgolino Ferreira foram travados. Entres os cabras de Ze Saturnino estavam Nego Tibúrcio, Zé Guedes, Zé Caboclo, Vicente Moreira, Batoque e o famoso Marcula. 

Segundo o pesquisador do cangaço Paulo George, em seu trabalho com o título "Lampião e Nego Tibúrcio" (link abaixo), siga-o: 

Em janeiro de 1924, Lampião ataca seu inimigo "Nego Tibúrcio", cabra ligado diretamente a Zé Saturnino, pegando em armas junto ao seu amigo Zé Saturnino, contra Lampião (ainda Virgulino), junto com seus irmãos, Levino e Antonio. "Nego Tibúrcio" não podendo pegar Lampião, incendeia a casa de sua tia Maria José Lopes, deixando Lampião com mais ódio.

Lampião não se conforma em não ter pego o "Nego", quando vem a surpreendê-lo jogando cartas com seus homens em Santa Maria, (atual Tupanaci), e Lampião antes de ataca, pega as canoas e coloca dentro da igreja, pra não vir alguém socorrer Tibúrcio, e lá, acontece um tremendo tiroteio, em que "Nego Tibúrcio" perde um dos melhores cabras de imediato, o cabra José Valério.

Vendo que as balas eram inúteis contra uma fera experimentada, como aquela que estava enfrentando, Lampião coloca fogo na casa-trincheira do inimigo, obrigando Tibúrcio a saltar fora, já baleado, caindo no rio Pajeú, com o corpo em chamas.

Vendo seu inimigo tombar morto dentro d'água, grita:

"Acabou-se tua fama hoje, Nego Tibúrcio".

Lampião pega as canoas que estavam dentro da igreja, e manda os cabras resgatá-lo, com bebida e dança comemora a morte do seu grande inimigo.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2017/12/lampiao-e-nego-tiburcio.html

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=167926250478576&set=gm.885315838308359&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário