Seguidores

sábado, 8 de abril de 2023

AS TRUFAS DE PAULO

 Por Katharina Gurgel.

Quem não provou ainda as trufas de Paulo, pelo menos já o viu na sua cadeira de rodas, andando, com passos curtinhos, pelas ruas de Mossoró, aqui no Rio Grande do Norte. A trufa custa R$ 2,50 e pode ser paga em espécie ou através de pix, que ele já tem o QRcode destacado na sua caixa térmica.

- Agora só tenho nos sabores de limão, brigadeiro, maracujá e morango. - Quando o encontrei já era meio da tarde e ele já estava com a caixa quase vazia.

- Me dê uma de morango e outra de brigadeiro. Num dia bom você chega a vender quantas trufas, Paulo?

- Umas 55, 60. Passo o dia inteiro andando. Cada dia vou por um caminho diferente. Eu amo venda e nada melhor do que trabalhar com o que se ama.

Paulo Frutuoso Machado tem 26 anos. Teve paralisia cerebral no parto. Tem limitações motora e na fala. Nada que o impeça de se comunicar muito bem.

- Todo mundo tem que trabalhar, e eu não sou diferente de ninguém. Nós nascemos para ser vencedores. - Ele fala, respeitando o seu tempo de respiração, e com muita convicção de pensamento.

Paulo mora com a mãe, o pai e uma irmã. Gosta de ler sobre política e tem o projeto de um dia ser político.

- Eu acredito na política para o povo. Preciso de acessibilidade, e sei o quanto as pessoas com deficiência precisam de uma vida mais acessível. Eu sei que pode ser feito muito mais.

Há 4 anos trabalha vendendo suas trufas. Já foi assaltado algumas vezes, mas nada que o intimide ou faça parar. Ao contrário, procura olhar sempre tudo pelo lado positivo.

- você sabia que eu sou o único ambulante que tem o seu próprio calendário personalizados? Vendo o espaço da publicidade. Só não dou um agora, porque o último entreguei há pouco tempo. Mas você consegue ver alguns clientes meus com meus calendários no meu Instagram paulofrutuosomachado, tudo junto, já me segue?

- Não, não sigo, mas já vou fazer isso agorinha mesmo. Paulo, vou ter que ir. Foi um prazer ter conversado com você e ficar conhecendo um pouco mais da sua história.

- Eu que agradeço. Foi um prazer conversar com você. Posso deixar minha última mensagem?

- Claro, por favor.

- Lute, vença e conquiste. A vida é incrível!

Essa é a história do Paulo!

ADENDO:

Se você encontrar o Paulo vendendo as suas trufas, compra uma, duas, três..., Deus agradece a você. Eu conheço Paulo. Ele merece muito ajuda de cada um de nós. Veja que em vez dele está pedindo a um a outro, está trabalhando como qualquer outro. - José Mendes Pereira

https://www.facebook.com/groups/4678520748858463

Nenhum comentário:

Postar um comentário