Seguidores

terça-feira, 21 de maio de 2019

CORRE DARRAS QUE MATARAM LAMPIÃO!

Historiando Santana
Clerisvaldo B. Chagas, 21 de maio 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2013

Em 11.07.1934, houve a fundação, em Santana do Ipanema, Alagoas, do “Colégio Santanense” que funcionou no chamado “sobrado do meio da rua”. Foi o primeiro estabelecimento particular de ensino de grande porte, movimentando o primário, secundário e curso comercial. Depois este colégio passou a funcionar na Rua Nova (Benedito Melo) em sede própria, tendo sido o seu fundador, o professor Flávio Aquino Melo. Em algum momento, apertado com falta de mão de obra, Flávio recebeu ajuda de um jovem da cidade de Pão de Açúcar que passou a comandar a educação física e o social da escola. O jovem tinha nome incomum de Darras Noya e que passou a residir em Santana do Ipanema. Foi em 1938 que Darras entrou na história cangaceira.

Tenente Zé Lucena responsável pela morte do pai de Lampião José Ferreira dos Santos

Em 1938, mataram Lampião. Era o dia 28 de julho de 1938 e um novo interventor estaria tomando posse em Santana. Na hora do almoço chega um telegrama do sargento Aniceto para o comandante das volantes, Coronel Lucena. Os rapazes José Marques e Darras Noya estavam nos Correios aprendendo Código Morse, quando receberam de Piranhas via-Pão de Açúcar o telegrama. Veja o que Darras disse depois aos amigos:

“Saímos correndo os dois, eufóricos, em busca da casa do coronel. Fomos encontra-lo à mesa numa refeição com Pedro Gaia que naquele dia iria ser empossado em Santana como prefeito. Gritamos: ‘tem um telegrama para o senhor: Mataram Lampião’. O coronel pareceu não acreditar em nós. A sala ficou em silêncio de repente. Ele fechou os olhos, levantou-se, olhou um quadro sobre Jesus que estava na parede e chorou emocionado, bem de leve, dando graças a Deus pelo acontecido”.

Conheci Darras Noya quando eu era estudante do Ginásio Santana. Trabalhava nos Correios e era casado com a Professora Marynita Peixoto Noya.  Gostava de uma cervejinha. Andava sempre com fotografias antigas no bolso e vez em quando surpreendia a companhia com uma delas. Mania de confiar às pontas do bigode fino e criticar com humor os títulos de lojas do comércio. Ao falecer, Darras Noya passou a ser denominação do museu local.

Fontes: O boi, a bota e a batina, história completa de Santana do Ipanema (inédito) e Lampião em Alagoas, 2012. 

CORONEL LUCENA. (FOTO: LIVRO: LAMPIÃO EM ALAGOAS).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário