Seguidores

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ONTEM, 29 DE OUTUBRO DIA DO LIVRO

Por Adauto Silva

Hoje, 29 de outubro, dia nacional do livro, e na oportunidade indico o livro "LAMPIÃO EM 1926", onde o escritor Luiz Ruben F. A. Bonfim, trás o histórico depoimento do homem que escreveu a patente do "Rei" do cangaço... Acompanhem !

JORNAL A TARDE, DE 21 DE SETEMBRO DE 1933

O FUNCIONÁRIO QUE ASSINOU A PATENTE DE LAMPEÃO REVIVE A CENA PARA “A TARDE” – “LAVRARIA ATÉ A DEMISSÃO DO PRESIDENTE”
O tribunal eleitoral, por ser um lugar de trabalho, oferece sempre novidades para atrair a reportagem. E, ontem, quando o repórter lá chegou, farejando alguma nova, os funcionários faziam a “vaca” para o café. A coleta era feita por uma funcionária. E, assim, mesmo os mais “casquinhas”, não podiam furtar o seu concurso para a verba extra...

O café, porém, além do seu sabor, é pretexto para um minuto de folga e de prosa, justo descanso, entre horas de trabalho.

E como conversa puxa conversa, fomos até as proezas de Lampeão, quando um dos presentes lembrou:

- Olhe, o Uchoa foi quem lavrou a patente de capitão de Lampeão.

- O Uchoa?

- Sim. Quero ver pergunte-lhe?

E o repórter, como se nada quisesse, indagou ao Sr. Pedro de Albuquerque Uchoa, funcionário da secretaria do Tribunal, se era verdade ter sido ele o escrivão da patente do célebre bandido.

- Fui eu mesmo quando estava no Juazeiro, no Ceará.

- Mas isso deve ser interessante...

Magnífico assunto para uma reportagem.

O funcionário não se fez de rogado e contou:

- Imagine o senhor que eu era Ajudante de Inspetor Agrícola, no Juazeiro, e muito amigo do padre Cícero, que todo dia ia, ao meio dia, dar um cochilo em nossa casa, cujo terreiro ficava repleto de retirantes e romeiros à espera da benção do velho padre. Assim se passavam as coisas, quando um belo dia, uma noite, aliás, eis que batem à minha porta. Abro. Eram dois jagunços, armas a tiracolo, encourados, cheios de medalhas, que me intimaram: -“Meu padrinho está chamando o senhor com urgência”. Vesti-me e encaminhei-me para a casa do padre Cícero.

Lá chegando o padre me informou:

- Aqui está o capitão Virgolino Ferreira. Ele não é mais bandido. Veio com cinquenta e dois homens para combater os revoltosos e vai ser promovido a capitão. Fiquei perplexo, informa-nos o Sr. Uchoa.

- E então?

- Não sabia que tinha eu com o caso, quando o padre me ordenou:

- Olhe o Sr. Vai lavrar a patente de capitão do Sr Virgolino Ferreira e de tenente do seu irmão.

- Mas eu não posso, informei.

Nesse momento, o irmão de Lampeão interveio:

- Não. Se meu padrinho está mandando é que o senhor pode.

E padre Cícero, dirigindo-se para o nosso entrevistado, acrescentou:

- O senhor é a mais alta autoridade federal daqui e por isso é a pessoa competente para lavrar a patente. Pode escrever o que vou ditar. E ditou os termos em que, pelo governo federal era concedida a Virgolino Ferreira a patente de capitão do exército por serviços prestados à República! No fim ordenou: - agora assine.

Relutei um pouco, diz-nos o Sr. Pedro Uchoa, mas a situação não era de brinquedo e assinei a patente. Lampeão passava a ser capitão do exército! (N.A.: capitão do Batalhão Patriótico do Juazeiro).

O padre Cícero entregou-lhe, então, o documento. E o bandido, ajoelhado, beijou a batina do padre Cícero, comprometendo-se a proceder bem. Em seguida, recebeu armas e munições. Feito isso, ainda noite, retirou-se com os seus homens. Era o novo capitão do exército em perseguição aos revoltosos.

Aí está a história da patente de Lampeão...

E o Sr. Uchoa, passando a mão pelos cabelos pretos, concluiu:

- Depois o ministro da Agricultura perguntou-me porque eu fizera isso e eu respondi: - Naquele momento, eu lavraria até a demissão do Presidente da República.

PS: Esses e outros episódios interessantíssimos, você encontra no mais recente trabalho do escritor Luiz Ruben, “ LAMPIÃO NO ANO DE 1926”

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1989972164612513&set=gm.722398471302433&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário