Seguidores

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

JARARACA SANTO OU BANDIDO?

Por Junior Almeida

Lampião e seus cabras andaram centenas de quilômetros do Nordeste onde roubaram, queimaram propriedades, violaram donzelas, mataram inocentes, sequestraram... Enfim, aterrorizaram o povo.

Jararaca, um dos seus cabras mais cruéis, foi baleado e preso durante a tentativa de invasão a Mossoró, no Rio Grande do Norte,em 13 de junho de 1927.


Após ser preso Jararaca foi assassinado covardemente, e a história da heroica resistência de Mossoró foi de certa forma manchada.

O prefeito Rodolfo Fernandes foi o homem que não se curvou às ameaças do Rei do Cangaço, organizou a resistência e expulsou o temido bando, salvando a cidade.

Atualmente o Memorial da Resistência, naquela cidade, dispõe de um gigantesco painel com a imagem dos cangaceiros, dando a impressão à primeira vista que aqueles foram os heróis do sangrento conflito, e uma imagem bem menor do prefeito e sua resistência.

Para melhor formar a sua opinião assista os dois vídeos nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=eaV-P5BeQr8 
Noventa anos depois daquele dia, no cemitério da cidade, o túmulo de José leite de Santana, o Jararaca, é visitado como se ele fosse um santo.

Devotos acreditam que o pernambucano de Buíque alcançou a santificação pelo seu martírio, e vêm de longe para pedir e agradecer as supostas graças a “São Jararaca”. No dia de finados existem filas e mais filas para visitação da catacumba do cangaceiro no campo santo de Mossoró.

Para melhor formar a sua opinião assista os dois vídeos nos links abaixo: - https://www.youtube.com/watch?v=Ge-wsMy2j5Q

Será que as pessoas têm razão e Jararaca é Santo por que foi martirizado? Ou deviam ser gratas mesmo ao prefeito Rodolfo Fernandes, esse para muitos o verdadeiro e grande herói de Mossoró?

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1322079771237192&set=gm.722869591255321&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário