Foi no ano de
1929, no mês de abril, que a história da pequena localidade de Poço Redondo, no
sertão sergipano, que Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião,
encontrou-se com o padre Artur Passos, Pároco de Porto da Folha, cidade
vizinha e sede do município, que estava em visita pastoral e iria realizar
a celebração da Santa Missa naquele pequeno povoado.
Lampião
humildemente como lhe era peculiar quando tratava-se de religiosos da Igreja
Católica, pediu licença para assistir a missa com seus cangaceiros, o que
foi permitido pelo padre que dissera, em seu papel de pastor de almas: “Esses
homens cujas vidas têm sido um amontoado de crimes, delitos e abominações, mas
homens todavia”.
Após a missa,
Lampião em conversa com ele, escreveu numa lista, os nomes de seus
comandados, informando a idade, e o apelido de cada um deles,
passando a lista para o Padre.
Tinha Lampião
29 anos e estava acompanhado do seu irmão Ezequiel, o Ponto Fino, de 20 anos,
Virgínio Fortunato, o Moderno, com 28, Luiz Pedro da Silva, o Esperança, com
24, Cristino Gomes da Silva, o Corisco, com 23, Mariano Gomes da Silva, o
Pernambuco, com 25, Hortêncio Gomes da Silva, o Arvoredo, com 24, José Alves
dos Santos, o Fortaleza, sem indicação de idade, José Vieira da Silva, o
Lavareda, com 27, e Antonio Alves de Souza, o Volta Seca, com 18.
O Padre Artur
Passos descrevendo Lampião para a imprensa, diz que ele era “Alto,
acaboclado, robusto, andar firme e compassado, cabeça um tanto inclinada, o
olho direito inutilizado, com uma grande mancha branca, olhos brancos de aro de
ouro, ou metal dourado, um sinal preto na face direita. Na cabeça, grande,
alto, vistoso chapéu de couro, ainda novo, bem trabalhado, a imitar os antigos
chapéus de dois bicos, com as pontas para os lados, tendo as largas abas da
frente e de detrás erguidas e enfeitadas. Uma estreita tira de couro, ornada, o
prende a testa, uma outra à nuca, e uma terceira, o barbicacho, aos queixos.
Este chapéu fica, assim, bem seguro e apesar da altura não deve cair com
facilidade. Cabelos estirados, cortados à Nazarena, inteiramente bem barbeado.
Blusa e calças - perneiras de caqui. Aos pulsos – guarda – pulsos – de couro,
de uns quatro dedos de largura. Anéis em todos os dedos, teria na ocasião uns
cinco ou seis na mão direita e uns seis ou oito na mão esquerda.
Duas grandes
cartucheiras de um lado e duas iguais do outro, cruzam-se sobre o peito. À
cintura, à guisa de cinturão, uma larga cartucheira com duas ou três ordens de
cartuchos. Tudo bem enfeitado de ilhois e placas de metal. Na mão,
inseparavelmente, arma terrível que tantas mortes já vomitou, no rápido
crepitar, no lampejar contínuo do qual, segundo consta, se origina o seu nome
de guerra. Esta arma não é um rifle. É sim um mosquetão de cavalaria, ou coisa
semelhante: arma de cinco tiros, que tem o ponto curvo. Á frente, passando
entre as cartucheiras, o já conhecido punhal, de uns três palmos, cabo e bainha
de metal branco, arma forte, bonita, mal grado a aplicação que tem, de ótima
têmpera. Com ela pelo cabo observei abrir, com facilidade, uma garrafa de
conhaque sergipano, sem ultrajar a rolha. Ao lado e às costas, pendentes de fortes
bandoleiras, as sólidas mochilas, bem recheadas de balas, formando uma larga e
saliente roda, de grande peso. Tudo isto liga-se ao corpo de modo tal, que
forma uma espécie de couraça fixa, sem prejudicar os movimentos rápidos. Ao
voltar-se para qualquer parte e em qualquer posição, nada desse arsenal se
desloca. Usa uma espécie de sapato de grossas solas e bem feitas. Trás esporas
e rebenque e, ao montar, calça umas luvas de pano marrom que cobrem apenas as
costas das mãos. No bolso das calças, donde várias vezes a vi retirar, uma
carteira bem recheada, além da qual deve trazer, em um lenço ou carteira, sob a
blusa, o grosso dos “cobres”. Anda sempre bem barbeado. E em qualquer casa de
barbeiro, por onde passa, manda escanhoar, desembainhando o terrível punhal que
conserva voltado para o operador, segue atento a operação. Em tudo guarda
serenidade e presença de espírito. Este o homem.”
LAMPIÃO EM
SERGIPE
Antes de
chegar a Poço Redondo em 29 de abril de 1929, Lampião esteve em Ribeirópolis,
Pinhão e no povoado do Alagadiço, pertencente a Frei Paulo. Parecia procurar
alguém ou reconhecer um terreno onde contava com amigos, como Otoniel Dória, de
Itabaiana, terra de Volta Seca. A amizade entre Lampião e Otoniel Dória
certamente evitou a entrada do cangaceiro e do seu grupo em Itabaiana. No dia
21 de abril Lampião estava em Ribeirópolis, de lá foi para o Pinhão, voltou
para Ribeirópolis, foi a Alagadiço, seguindo viagem até chegar a Poço Redondo,
a terra que mais contribuiu com gente, homens e mulheres , para os bandos de
cangaceiros.
Entrando e saindo de Sergipe, Lampião escolhia a dedo o roteiro e o lugar de suas visitas. A sua presença em Capela, em novembro daquele mesmo ano, é a mais conhecida e relatada, graças aos depoimentos de Jackson Alves de Carvalho, incluindo o relato que fez ao conterrâneo Nelson de Araújo, publicado no jornal A Tarde, da Bahia, e aos artigos de Zózimo Lima, no Correio de Aracaju e na Gazeta de Sergipe. Os dois informantes foram protagonistas dos acontecimentos na Capela e mereceram de Lampião toda a atenção. Um deles chegou a ser procurado no cinema da cidade. Zózimo Lima era dos Correios e Telégrafos, posto chave para evitar que a notícia da presença ali do cangaceiro fosse comunicada às autoridades. Antes e depois de Capela, o capitão esteve em Nossa Senhora das Dores.
A rota de Virgulino Ferreira da Silva em Sergipe era guardada por um grande círculo de amizades, transformadas quase sempre em coitos e em fornecimento de víveres, armas, munições, animais, dinheiro e outras coisas necessárias à sobrevivência do chefe e do seu bando. Um dos bons amigos de Lampião foi o capitão médico Eronides de Carvalho, que depois da revolução de 1930 passou a ser figura destacada da vida política sergipana, ocupando o Governo da Interventoria e sendo, com a constitucionalização de 1934, Governador do Estado.
Em agosto de 1929, ano que Lampião passou quase todo em Sergipe, na fazenda Jaramantaia no município de Gararu, houve um encontro entre os dois amigos. Foram longas conversas documentadas pela câmera fotográfica de Eronídes de Carvalho, em fotos que o cangaceiro usa perneiras, o que era raro. Além de ser amigo do militar, Virgulino Ferreira da Silva tinha fortes laços com Antonio Carvalho, o Antonio Caixeiro, pai de Eronides e influente senhor de terras em Canhoba, Gararu e Porto da Folha e em outros locais do sertão do São Francisco. A notória amizade estimulava os comentários de que a família de Eronides de Carvalho fornecia armas e munições novas, modernas, tornando Lampião melhor armado do que as forças que o perseguiam.
O rio São Francisco era a ponte para Lampião, seu grupo, e os grupos de outros chefes, como Zé Sereno e Corisco, que frequentemente andavam em solo sergipano. Sendo comum a travessia, nem sempre foi fácil fixar com precisão, quantas foram e quando foram as visitas dos cangaceiros a Sergipe. O que se sabe é que Sergipe foi bem frequentado e viveu dias de medo, e sobressalto, debaixo da presença sempre surpreendente dos cangaceiros. Sabe-se também, que os senhores de terra e de engenhos davam quantias significativas a Lampião, atendendo aos seus pedidos, quase sempre escritos em cartões de visita com sua foto ao lado, ou em simples pedaços de papel.
Antes de ter encontrado com o padre Artur Passos em Poço Redondo, Lampião pode ser assistido missa em Canindé, o arruado antigo que desapareceu do mapa para que surgisse, com a barragem do rio, uma nova cidade. No entanto, não houve o registro nos moldes do que foi feito pelo padre Artur Passos. A presença de Lampião em Sergipe permaneceu no noticiário dos jornais e nas conversas das cidades, povoados, nas feiras e nas ruas e estradas sergipanas, até sua morte na gruta de Angicos, nos domínios geográficos de Poço Redondo, no dia 28 de julho de 1938. O ataque da força alagoana atraiu a imprensa do Brasil, enquanto por coincidência ou não, Eronides de Carvalho, na chefia do Governo, novamente como Interventor, pagava matéria publicitária de Sergipe, nos jornais do Rio de Janeiro.
A morte de Virgulino Ferreira da Silva não encerrou o ciclo. Corisco, que escapou do massacre por ter chegado atrasado para o encontro com Lampião, vingou o chefe degolando moradores de fazendas da margem sergipana do rio São Francisco. O rei do cangaço mereceria ainda, a atenção de escritores sergipanos, como Ranulfo Prata e Joaquim Góis. O primeiro era médico, escritor premiado como contista e como romancista, autor de Dentro da Noite, Navios Iluminados, Lírio da Corrente, escreveuLampião, documentário editado em 1937 (Rio de Janeiro: Ariel) quando ainda vivo Lampião alimentava o imaginário social com suas façanhas. Joaquim Góis, investigador de polícia, integrante de uma das volantes sergipanas, revelou-se excelente narrador ao escrever Lampião – O Último Cangaceiro(Aracaju: Sociedade de Cultura Artística de Sergipe, 1966). Outro sergipano, José da Costa Dória, radicado na Bahia, testemunha ocular da presença de Lampião no sertão baiano, deixou inédito Vida e Morte do Cangaceiro Lampeão. Padre Artur Passos fez registro do seu encontro com Lampião em Poço Redondo em série de artigos publicados em pequenos jornais de Penedo, Alagoas e de Rosário do Catete e outros lugares de Sergipe. O jornalista baiano radicado em Aracaju, Juarez Conrado é o autor de A Última Semana de Lampião, publicado em 1983, adaptado para especial na televisão. O acadêmico e magistrado José Anderson do Nascimento escreveu Cangaceiros, Coiteiros e Volantes, editado em 1998. Sila: Uma Cangaceira de Lampião é o livro de Ilda Ribeiro de Souza, a Sila, mulher de Zé Sereno, com seu depoimento sobre as andanças dos grupos pelo Nordeste. E Alcino Alves Costa, político de Poço Redondo, tem contribuído com informações e análises para a compreensão do fenômeno do cangaceirismo e especialmente sobre a presença de Lampião em Sergipe. Depois de publicar Lampião Além da Versão, em 1996, acaba de lançar O Sertão de Lampião, ambos editados sob os auspícios da Secretaria de Estado da Cultura. Vera Ferreira, filha de Expedita e neta de Lampião e de Maria Bonita tem pesquisado e estudado o cangaço, publicando livros esclarecedores, sozinha ou em parceria com o incansável Antonio Amaury Corrêa de Araújo, odontólogo e escritor radicado em São Paulo.
Entrando e saindo de Sergipe, Lampião escolhia a dedo o roteiro e o lugar de suas visitas. A sua presença em Capela, em novembro daquele mesmo ano, é a mais conhecida e relatada, graças aos depoimentos de Jackson Alves de Carvalho, incluindo o relato que fez ao conterrâneo Nelson de Araújo, publicado no jornal A Tarde, da Bahia, e aos artigos de Zózimo Lima, no Correio de Aracaju e na Gazeta de Sergipe. Os dois informantes foram protagonistas dos acontecimentos na Capela e mereceram de Lampião toda a atenção. Um deles chegou a ser procurado no cinema da cidade. Zózimo Lima era dos Correios e Telégrafos, posto chave para evitar que a notícia da presença ali do cangaceiro fosse comunicada às autoridades. Antes e depois de Capela, o capitão esteve em Nossa Senhora das Dores.
A rota de Virgulino Ferreira da Silva em Sergipe era guardada por um grande círculo de amizades, transformadas quase sempre em coitos e em fornecimento de víveres, armas, munições, animais, dinheiro e outras coisas necessárias à sobrevivência do chefe e do seu bando. Um dos bons amigos de Lampião foi o capitão médico Eronides de Carvalho, que depois da revolução de 1930 passou a ser figura destacada da vida política sergipana, ocupando o Governo da Interventoria e sendo, com a constitucionalização de 1934, Governador do Estado.
Em agosto de 1929, ano que Lampião passou quase todo em Sergipe, na fazenda Jaramantaia no município de Gararu, houve um encontro entre os dois amigos. Foram longas conversas documentadas pela câmera fotográfica de Eronídes de Carvalho, em fotos que o cangaceiro usa perneiras, o que era raro. Além de ser amigo do militar, Virgulino Ferreira da Silva tinha fortes laços com Antonio Carvalho, o Antonio Caixeiro, pai de Eronides e influente senhor de terras em Canhoba, Gararu e Porto da Folha e em outros locais do sertão do São Francisco. A notória amizade estimulava os comentários de que a família de Eronides de Carvalho fornecia armas e munições novas, modernas, tornando Lampião melhor armado do que as forças que o perseguiam.
O rio São Francisco era a ponte para Lampião, seu grupo, e os grupos de outros chefes, como Zé Sereno e Corisco, que frequentemente andavam em solo sergipano. Sendo comum a travessia, nem sempre foi fácil fixar com precisão, quantas foram e quando foram as visitas dos cangaceiros a Sergipe. O que se sabe é que Sergipe foi bem frequentado e viveu dias de medo, e sobressalto, debaixo da presença sempre surpreendente dos cangaceiros. Sabe-se também, que os senhores de terra e de engenhos davam quantias significativas a Lampião, atendendo aos seus pedidos, quase sempre escritos em cartões de visita com sua foto ao lado, ou em simples pedaços de papel.
Antes de ter encontrado com o padre Artur Passos em Poço Redondo, Lampião pode ser assistido missa em Canindé, o arruado antigo que desapareceu do mapa para que surgisse, com a barragem do rio, uma nova cidade. No entanto, não houve o registro nos moldes do que foi feito pelo padre Artur Passos. A presença de Lampião em Sergipe permaneceu no noticiário dos jornais e nas conversas das cidades, povoados, nas feiras e nas ruas e estradas sergipanas, até sua morte na gruta de Angicos, nos domínios geográficos de Poço Redondo, no dia 28 de julho de 1938. O ataque da força alagoana atraiu a imprensa do Brasil, enquanto por coincidência ou não, Eronides de Carvalho, na chefia do Governo, novamente como Interventor, pagava matéria publicitária de Sergipe, nos jornais do Rio de Janeiro.
A morte de Virgulino Ferreira da Silva não encerrou o ciclo. Corisco, que escapou do massacre por ter chegado atrasado para o encontro com Lampião, vingou o chefe degolando moradores de fazendas da margem sergipana do rio São Francisco. O rei do cangaço mereceria ainda, a atenção de escritores sergipanos, como Ranulfo Prata e Joaquim Góis. O primeiro era médico, escritor premiado como contista e como romancista, autor de Dentro da Noite, Navios Iluminados, Lírio da Corrente, escreveuLampião, documentário editado em 1937 (Rio de Janeiro: Ariel) quando ainda vivo Lampião alimentava o imaginário social com suas façanhas. Joaquim Góis, investigador de polícia, integrante de uma das volantes sergipanas, revelou-se excelente narrador ao escrever Lampião – O Último Cangaceiro(Aracaju: Sociedade de Cultura Artística de Sergipe, 1966). Outro sergipano, José da Costa Dória, radicado na Bahia, testemunha ocular da presença de Lampião no sertão baiano, deixou inédito Vida e Morte do Cangaceiro Lampeão. Padre Artur Passos fez registro do seu encontro com Lampião em Poço Redondo em série de artigos publicados em pequenos jornais de Penedo, Alagoas e de Rosário do Catete e outros lugares de Sergipe. O jornalista baiano radicado em Aracaju, Juarez Conrado é o autor de A Última Semana de Lampião, publicado em 1983, adaptado para especial na televisão. O acadêmico e magistrado José Anderson do Nascimento escreveu Cangaceiros, Coiteiros e Volantes, editado em 1998. Sila: Uma Cangaceira de Lampião é o livro de Ilda Ribeiro de Souza, a Sila, mulher de Zé Sereno, com seu depoimento sobre as andanças dos grupos pelo Nordeste. E Alcino Alves Costa, político de Poço Redondo, tem contribuído com informações e análises para a compreensão do fenômeno do cangaceirismo e especialmente sobre a presença de Lampião em Sergipe. Depois de publicar Lampião Além da Versão, em 1996, acaba de lançar O Sertão de Lampião, ambos editados sob os auspícios da Secretaria de Estado da Cultura. Vera Ferreira, filha de Expedita e neta de Lampião e de Maria Bonita tem pesquisado e estudado o cangaço, publicando livros esclarecedores, sozinha ou em parceria com o incansável Antonio Amaury Corrêa de Araújo, odontólogo e escritor radicado em São Paulo.
Fonte: Permitida
a reprodução desde que citada a fonte
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário