Seguidores

terça-feira, 20 de agosto de 2019

OS CERIMONIAIS DE LAMPIÃO

Por Verluce Ferraz

A prática religiosa do cangaceiro demonstra que ele era incapaz de livrar-se dela, pelas rezas que trazia para aliviar-se da culpa e ansiedade intolerável. Os atos obsessivos vinham depois dos cerimoniais como forma de alívio. 


O mais singular é que Lampião depois de cometer seus crimes procurava aliviar-se através das danças, atividade artística também que muito gostava. Freud relata em seu trabalho Atos obsessivos e praticados por religiosos, que uma jovem relatou que só conseguia dormir depois de colocar uma cadeira em determinada posição, ao lado da cama. Fl. 122 volume IX. 


No caso Freud fala que as proibições ou as compulsões são geralmente atividades são solitárias do sujeito, como fazia Mélusine ( Bela mulher de lenda medieval, que levava uma existência secreta como Náiade. Fl 123 volume IX. (As náiades (em grego: Ναϊάδες), na mitologia grega, são ninfas aquáticas com o dom da cura e da profecia e com certos controles sobre a água. Assemelhavam-se às sereias e, com a voz igualmente bela, elas viviam em fontes e nascentes ou até cachoeiras; deixavam beber dessa água, mas não se banhar delas, e puniam os infratores com amnésia, doenças e até com a morte.


Homero, na Ilíada, dá-lhes como pai a Zeus, mas outros consideram-nas filhas de Oceano ou do deus-rio onde residem. As filhas do deus-rio Asopo, por exemplo, são náiades. Eram belas; tinham pele clara um pouco bronzeada ou até azulada e olhos azuis e marrons escuros. As náiades se dividem em cinco tipos diferentes: Crineias: Náiades que habitam fontes; Limnátides (ou limnidas): Náiades que habitam os lagos; Pegeias: Náiades que habitam nascentes; Potâmides: Náiades que habitam os rios; Eleionomae: Náiades que habitam os pântanos).


Quanto a admiração de Lampião pelo Padre Cícero Romão Batista tem significado de culpa, assim o desejo em Lampião seria eximir-se de seus atos criminosos; como no caso ele não podia mais fugir ás punições que vinham do Estado, pela sua condição de foragido pois não praticava mais seus crimes individualmente, organizara-se em comunidade e assim suas atividades religiosas era simbólicas, ao mesmo tempo que eram cerimônias cômicas e tristes, de uma religião particular; é nisso que reside exatamente a diferença do cerimonial neurótico e do obsessivo, que vai consistir no verdadeiro ato obsessivo. 


Freud ainda afirma que o que está sendo representado em atos obsessivos e em cerimoniais deriva das experiências mais íntimas do paciente, principalmente das sexuais. Lampião fazia com que todos se penitenciassem rezando, carregando orações coladas no corpo, impondo abstinência sexual nos dias de sextas-feiras, por ser incapaz de manter o seu mal como particular. Estendia suas superstições a todos os componentes de seus grupos...

Nos grupos cangaceiros anteriores ao lampiônico, não havia tais crendices. Eis a diferença...


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário