Seguidores

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conselhos de Zeca pagodinho -

Eu diria: O melhor é não beber. Não tem futuro
 
 Caricatura: Baptistão

DIETA DA CERVEJA - Dr. Zeca Pagodinho

1 - Beba uma garrafa de cerveja antes de cada refeição. Isso reduzirá seu apetite ao mínimo, e você comerá menos.

2 - A cerveja é elaborada a partir de vegetais: Lúpulo, levedura, malte, cereais, etc. Logo, a cerveja é, praticamente uma GRANOLA.

3 - A cerveja contém 95% de água; Portanto, a cerveja é um alimento hidratante.

4 - A cerveja pode ser acompanhada de castanhas (de cajú, do Pará, etc), amendoins, amêndoas, nozes, avelãs, etc. Tudo isso é de origem vegetal e com um percentual elevado de fibras alimentares e fibras alimentares são saudáveis.

5- Probleminha: como levar 1 caixa de cerveja gelada do supermercado para casa em um carro quente?
Solução: beba no estacionamento mesmo.

6 - Equilíbrio: se você beber porções iguais de cerveja clara e cerveja escura ... isto é uma dieta balanceada. Saudável, portanto.....

7 - A cerveja contém conservantes, logo... conservam você. Conservantes fazem você parecer mais jovem.

8 - Escreva "tomar uma cerveja" no início de sua lista de coisas a fazer hoje. Assim, pelo menos UM item de sua agenda você vai conseguir cumprir.

9 - Uma caixa de cerveja pode fornecer toda a sua necessidade diária de calorias e carboidratos. Não é prático isso?

10 - A cerveja é um ótimo medicamento para tirar a AREIA DOS ROLAMENTOS DO JUÍZO. Vejam o soneto abaixo:

 OS ROLAMENTOS DO JUÍZO
Arievaldo Viana


O juízo do poeta é assentado
Sobre eixo, com esfera e rolamentos
Fabricando e polindo pensamentos
Nos poemas que sempre tem versado.

Tal processo depende do estado
Das marés dessa vida e até dos ventos
Se o atacam mazelas e tormentos
Tais problemas o deixam emperrado...

Tem poeta que corre para igrejas
Se o bolso porventura encontra liso
Ou talvez está farto de pelejas;

Sou Cristão e de Deus também preciso...
Mas se a fé não o alcança, só cervejas
Me azeitam as esferas do juízo*.

* * *


* Brincadeira do poeta, minha gente. Todos nós precisamos da presença constante de DEUS e nossas vidas. Antes de encher o bucho de cerveja é bom lembrar que foi justamente numa sexta-feira que o Divino Mestre deu a maior prova de amor à humanidade. Não esqueçamos, contudo, que Jesus também tomava um vinhozinho de vez em quando...

A melhor coisa que você deve fazer com a bebida, é não bebê-la. Ela causa dependências.
http://acordacordel.blogspot.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com/






















Baleia é desencalhada e reconduzida ao mar pela segunda vez

Baleia é desencalhada e reconduzida ao mar pela segunda vez

Segundo "O Câmera" a baleia Jubarte que estava encalhada na praia de Upanema, em Areia Branca, no Rio Grande do Norte,  e que  com muitos esforços por parte de técnos e população da cidade, havia sido devolvida ao mar, mas ela voltou a encalhar novamente na praia de Redonda. Após  muito trabalho, ela foi novamente desencalhada e devolvida ao mar na tarde deste domingo (23).

A equipe do projeto Cetáceos da Costa Branca instalou um GPS no animal para monitorar via satélite. Os técnicos também acompanharão o cetáceo até águas seguras. O apoio logístico e de embarcações está sendo ofertado por pescadores de São Cristóvão e Redonda.

Esta segunda operação contou com apoio dos pescadores daquela comunidade que isolaram a área e hidrataram o animal até a chegada da equipe de monitoramento e resgate.
O corpo de bombeiros de Mossoró ajudou na operação.


É hoje! Cajazeiras acolhe cangaceirólogos de todo o País

Por: Lemuel Rodrigues


Estimativa de 500 participantes para o II Congresso nacional do Cangaço em Cajazeiras, PB.


Caros sócios e amigos da SBEC,

 
O nosso evento já conta com mais de "400 inscritos". O número poderá alcançar 500 inscrições até o início do evento, hoje à noite.

Estamos enviando estes dados para que possamos ter uma ideia da grandiosidade da temática "Cangaço", e como, se nós trabalharmos com o intuito de ampliar nosso público obteremos êxito nos objetivos que venhamos a traçar em relação as nossas pesquisas.

Programação completa e outras informações Clique aqui ou Aqui

Abraços e até logo mais.

Lemuel Rodrigues 
Presidente da SBEC

REVENDO - Jerônimo Vingt-un Rosado Maia


Vingt-un

Nascido em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, no dia 25 de setembro de 1920.  teve uma vida dedicada ao desenvolvimento da cultura e da educação de sua terra natal. Sua formação educacional começou em 1928, quando iniciou o primário estudando com Egídia Saldanha e Delourdes Leite, para depois concluí-lo no Colégio Diocesano Santa Luzia, em 1931.

Raibrito, Vingt-un Rosado e Dorian Jorge Freire. Imortais.

Na mesma escola cursou o ginasial entre os anos de 1932 e 1936. Após essa fase iniciou o curso de pré-engenharia no Ginásio Osvaldo Cruz, em Recife, nos anos de 1937 a 1938.

Formou-se em Agronomia no ano de 1944, pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (atual Universidade Federal de Lavras), Minas Gerais.


Vingt-un

Após a formatura, em 23 de janeiro de 1945, iniciou o sonho de trazer o ensino superior para Mossoró num projeto que resultaria na instalação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam) Vingt-un foi reservista do Tiro de Guerra 42, Mossoró, em 1936, e soldado padioleiro pela Cia Escola de Engenharia, de 1944 a 1945, em Lavras.

De volta a Mossoró iniciou a luta para a criação daquela que viria a ser a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), em 1967, hoje Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Vingt-un

Antes desse feito, iniciou um outro marco de sua vida com uma progressiva prioridade: a Coleção Mossoroense, que começou a funcionar em 1949 e se tornou uma das maiores editoras de títulos do país, com destaque para as mais de 700 obras que analisavam a temática da seca.
Na luta contra o maior flagelo do sertão nordestino, a seca, ele deu outras duas contribuições, uma delas a luta para a construção das adutoras que viriam a abastecer Mossoró e a descoberta do petróleo que ajudou no progresso da cidade.

No campo da educação, Vingt-un foi professor de matemática e estatística, tanto no ensino ginasial quanto no superior.


Laços familiares

Filho de Jerônimo Rosado, patriarca de uma família de políticos, irmão do ex-governador Dix-sept Rosado, do ex-deputado federal Vingt Rosado e do ex-prefeito Dix-huit Rosado, Vingt-un enveredou para o campo da ciência e da cultura erudita, com destaque para a educação.

O nome Vingt-un, 21 em francês, explica-se pelo fato de o pai dele haver numerado a maioria dos filhos.

Dona América, sua esposa

Casado com a assistente social América Fernandes Rosado Maia, desde 1947, ele trouxe a esposa de Minas Gerais para morar em uma casa de taipa na pedreira de São Sebastião, atual Governador Dix-sept Rosado, uma cidade até então sem energia elétrica e nenhum conforto.

Residência de Vingt-un

Com ela, Vingt-un teve cinco filhos, dos quais quatro ainda vivos: Maria Lúcia, Dix-sept Rosado Sobrinho, Lúcia Helena e Leila Rosado. O quinto filho, Vingt-un Júnior, morreu em 1950, uma semana após o nascimento.
Amor pela escrita surgiu nos anos 40

Jornalista Geraldo Maia e Vingt-un

Em 1940, com apenas 20 anos, Vingt-un ingressou na carreira de escritor, publicando a primeira história de sua cidade. O trabalho recebeu o título de Mossoró com tiragem de 500 exemplares e custou pouco menos de três contos de réis a dona Izaura Rosado Maia, mãe do novo literato e futuro "feiticeiro das letras", como certa vez o chamou o médico e escritor Raimundo Nunes.

Poeta Caio Muniz, D. América e Vingt-un Rosado

A literatura passara a circular em suas veias quatro anos antes da estréia. O garoto se impressionara com uma série de palestras ministradas pelo saudoso historiador Luís da Câmara Cascudo, durante a semana da pátria de 1936, no Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL). Cascudo ali estava a convite do padre Jorge O'Grady de Paiva, diretor do Diocesano.

Vingt-un

No seu livro, o jovem historiador se reportou a uma das passagens mais importantes da história mossoroense, a libertação antecipada dos escravos, como sendo uma "conjuração tipicamente maçônica, gerada e tornada vitoriosa dentro dos muros sagrados da Loja Maçônica 24 de Junho".

France, Bruno, Vingt-un Rosado Maia e Anna Bella Rosado Maia, ...

Baseado nos fatos que apurou acerca da abolição, em 1953 Vingt-un pediu ao irmão Jerônimo Vingt Rosado Maia, então prefeito do "País de Mossoró", que homenageasse a 24 de Junho com uma placa alusiva ao episódio. Vingt, sensível à importância da participação daquela loja no movimento libertário, presenteou-a com uma placa de bronze na qual está escrito: "Aqui nasceu a Abolição".

Vingt-un

Além de inspirador, Câmara Cascudo foi também incentivador de Vingt-un. Certa feita, escreveu uma carta ao novo discípulo fazendo-lhe elogios e encorajando-o a vencer as dificuldades. Dizia Cascudo: "Você está na obrigação de ser o primeiro mossoroense que levantará do olvido (tirará do esquecimento) as tradições de sua grande terra. Vá para diante e não desanime com as ironias dos pessimistas, espécies de lesmas que nem andam e nem admitem que outros andem".

Seis meses sem o mestre Vingt-un Rosado

 
KALIANNE PEREIRA
Da Redação

Parece que foi ontem, mas completam-se hoje seis meses desde a partida do pesquisador Vingt-un Rosado. Ele deixou Mossoró órfã de sua sabedoria, além de projetos na área cultural.

O impacto causado pela partida de Vingt-un Rosado provocou muitas incertezas no cenário intelectual do Rio Grande do Norte. Mesmo assim, desde então seus seguidores tentam seqüenciar os projetos desse historiador.

De acordo com o editor-assistente da Coleção Mossoroense, poeta Caio César Muniz, existia uma pergunta que pairava sobre a cabeça de todos, mas que ninguém tinha coragem de fazê-la: "O que vai ser da Coleção Mossoroense depois que Vingt-un partir?". Segundo ele, muitos apostavam até no fechamento das portas da Fundação que leva o seu nome e é responsável pela editora criada em 30 de setembro de 1949.

"Eu sabia que haveria uma continuidade deste trabalho tão valoroso. Mossoró e o próprio Estado não deixariam morrer uma luta que na verdade era tão sua, porque, são os grandes beneficiados com este trabalho que Vingt-un realizou ao longo de mais de meio século, muitas vezes sozinho, muitas vezes lutando contra tudo e contra todos", disse.

Prudente e zeloso pela sua Coleção, Vingt-un pediu a Dix-sept Rosado Sobrinho, seu filho, que desse seguimento a este projeto editorial e este, já no dia 23 de dezembro - um dia após o sepultamento de seu pai - reuniu a família e alguns funcionários para traçar os rumos iniciais deste trabalho do qual ele só acompanhara até então, de longe, ocupado que é, com as crianças mossoroenses, futuro do "país de Mossoró".

Caio Muniz explica que os primeiros momentos não foram fáceis, pois todos estavam atordoados, perdidos, sem chão e sem ar. Ele descreve com propriedade os passos iniciais, dados a partir do momento da morte de Vingt-un até agora. A questão naquele primeiro instante era como continuar esta luta sem a influência que o pesquisador tinha, sem a força que seu nome tinha, sem o peso da sua teimosia.

"Mesmo eu, que estava mais próximo de Vingt-un nas lides editoriais, não sabia ao certo pra onde ir. Por muitas e muitas vezes, recebi os livros recém-chegados das gráficas e os coloquei em frente à cadeira de Vingt-un, na cabeceira da mesa, como se ele fosse correr o olho em cima da publicação, como sempre fazia, para certificar-se do trabalho bem executado", fala.

Caio acrescenta que por muitas vezes ouvia o barulho da bengala que lhe apoiava os passos após o almoço rápido, voltando para a biblioteca. "Mas, parece que ele ainda estava ali, naquele ambiente, agora silencioso querendo nos mostrar caminhos, nos pedindo pra ter um pouco de calma porque as soluções viriam, com certeza", enfatiza.

O editor-executivo da Fundação Vingt-un Rosado, Dix-sept Sobrinho, é humilde em afirmar que é "um simples médico" e não tem a cultura do seu pai. "Ele tinha um conhecimento cultural muito grande. Estamos fazendo um esforço danado para dar continuidade a Fundação. Sem ele é muito difícil, é muito difícil de ser substituído", assegura.

Dix-sept acrescenta que Vingt-un apoiava todas as iniciativas ligadas a cultura, pois tinha em mente a necessidade dessa área em ter o seu apoio. Segundo ele, mesmo doente a sua rotina era estar presente nos eventos. "Às vezes ele saia dos eventos direto para a UTI ou mesmo quando saia do hospital era direto para algum evento", disse.

Caio Muniz conclui: "Não sabíamos ainda que seu nome iria permanecer forte, que sua influência iria ultrapassar a barreira do seu tempo e que a sua teimosia agora, como uma doença boa de se ter, havia nos contaminado, claro, em proporções bem menores".
Projetos do pesquisador continuam sendo feitos

O editor-executivo da Fundação Vingt-un Rosado, Dix-sept Sobrinho, informa que o Projeto Rota Batida II, apoiado pela Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras), está inacabado necessitando apenas da conclusão do primeiro livro do pesquisador intitulado "Mossoró" que está sendo reeditado - não há modificação em seu conteúdo apenas atualizações gramaticais. A publicação deve ocorrer nas próximas semanas.

Já o editor-assistente da Coleção Mossoroense, poeta Caio Muniz, ressalta que o Projeto Rota Batida II ainda teve o seu acompanhamento em todo o processo de editoração das obras contempladas. Em fevereiro, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) renovou convênio que trouxe o alívio necessário naquele instante, em razão das contas que se avolumavam.

"Estamos tocando sem brilho, sem a cultura e o conhecimento dele. Mais com ajuda de pessoas amigas estamos preparando projetos futuros com o impulso dado para continuarmos. Posteriormente o acervo da Coleção Mossoroense será todo catalogado para melhor receber os professores, alunos e pesquisadores que visitam freqüentemente a Coleção. Haverá um trabalho de conservação da biblioteca, documentos e videoteca. Pretendemos ainda criar um memorial", adianta Dix-sept.

O poeta comenta que com um rumo já melhor definido, a Coleção Mossoroense segue, a produção editorial caiu consideravelmente, possibilitando apenas a publicação de obras custeadas pelos próprios autores.

Perguntado sobre como ficou a hierarquia agora na Fundação Vingt-un Rosado, Caio sempre responde que está da mesma forma que antes: "Jerônimo Dix-sept Rosado Sobrinho é o seu diretor-executivo desde a criação; Jerônimo Vingt-un Rosado Maia é, e sempre será, o seu eterno editor e eu, estou ao dispor deles enquanto lhes servirem os meus préstimos como editor-assistente", destaca.

Caio disse ainda que enquanto a Fundação achar que são úteis os seus serviços, ele será o eterno assistente de Vingt-un, com muita honra e muito orgulho, sem constrangimento algum. "Assistente de um dos maiores intelectuais de todos os tempos do Rio Grande do Norte e do Brasil, uma das figuras mais maravilhosas que conheci em toda a minha curta vida e um dos maiores amigos que já possuí é uma honra", complementa.
Palavras-chave:

Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos nós

Foto do mosquito da dengue

O mosquito da dengue quem o ver acredita  ser inofensivo pelo seu minúsculo tamanho, mas na verdade,  esse inseto é  enorme, que  transmite uma doença aos seres humanos, e em muitos casos levando até à morte.
Aedes Aegypti é o nome científico desse mosquito temido pelos seres humanos, porque em alguns Estados brasileiros está tendo muitos casos de pessoas

foto-do-mosquito-da-dengue.jpg

picadas pelo mosquito da dengue.

dengue-mosquito

Esses mosquitos da dengue se reproduzem rapidamente, e em grande escala em focos de água parada que normalmente é encontrada em vários locais, nos pneus, garrafas, caixas de água, vasos de plantas estão na lista de criadouros desse mosquito, um mosquito que está se reproduzindo de forma descontrolada em muitos estados brasileiros. Os brasileiros que não quiserem sentir cada sintoma ruim causado pelo mosquito da dengue devem seguir as orientações dos agentes da vigilância sanitárias, e quem não deixar esses agentes entrar na casa vai pagar uma multa que não é tão atraente.

Fotos do Mosquito da dengue

As pessoas que ainda não conhecem  mosquito da dengue podem ver algumas fotos da internet, com essas fotos dar para identificar um mosquito da dengue que causa um estrago muito grande na saúde das pessoas, depois que identificar deve fazer de tudo para eliminar criadouros desse mosquito da sua casa e tentar eliminar criadouros desse mosquito das casas vizinhas.

Não vamos dar chance ao mosquito da dengue.

APRENDA A TER UM INFARTO! É muito simples !

"A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações." (Tiago, 3)
Atenção!   Cuidem-se!

APRENDA A TER UM INFARTO! É muito simples! 

VAMOS INFARTAR!
COM UM POUCO DE ESFORÇO CONSEGUIREMOS!
ABRAÇOS

SERÁ QUE VOCÊ QUER TER UM INFARTO?

DOZE CONSELHOS
PARA TER UM INFARTO FELIZ!
Dr. Ernesto Artur - Cardiologista

Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo.
As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder,
também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite,
leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo
que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões,
comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os
convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou
uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes..

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro, enferruja!!. .rs)

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado.. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.
Duvido que voce não tenha um belo infarto se seguir os conselhos acima!!!

IMPORTANTE:
OS ATAQUES DE CORAÇÃO

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos..
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo. Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram... Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.

Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!

Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail, o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida !
REPASSE, NÃO DOI NADA!
Jesus te ama!
Roberto Borges Evangelista 
Associação Portal Alvorada Jeremoabo-Ba


domingo, 23 de outubro de 2011

UM POUCO SOBRE RAIMUNDO SOARES DE BRITO

Por: José Mendes Pereira


Raimundo Soares de Brito, o Raibrito, como é conhecido no meio dos escritores e pesquisadores, nasceu na cidade de Caraúbas, no Estado do Rio Grande do Norte, no dia 23 de Abril de 1920. Na sua cidade natal, trabalhou como comerciante, e posteriormente passou a ser funcionário público.  

Escreveu 50 títulos e ocupa a cadeira de número 4 da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), da qual foi presidente.
Ao longo dos anos o escritor Raimundo Soares de Brito, colecionou recortes de jornais e documentos históricos; Também através do tempo, adquiriu o hábito de catalogar e guardar documentos. É um pesquisador autodidata, criando a maior hemeroteca do Estado do Rio Grande do Norte, o acervo virtual Raibrito, com o apoio da Petrobras e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). 
É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço. Sócio-efetivo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). Sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).
De suas pesquisas nasceu um dos mais importantes registros sobre as ruas da cidade, o livro Ruas e Patronos de Mossoró. Em 1995 foi homenageado com o título Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e em 1997, com o diploma amigo da cultura.
No  mês de Abril deste ano, Raimundo Soares de Brito comemorou 91 anos de vida. Por toda contribuição a história e a cultura local, Raibrito é um historiador que merece muitas  homenagens, principalmente feitas pela Prefeitura Municipal de Mossoró. Mas essas homenagens talvez só serão feitas depois de sua partida para junto de Deus.  Eu estou errado?!

Fonte de pesquisas:

O DIABO EM FORMA DE CANGACEIRO:


ZÉ BAIANO, O SÁDICO FERRADOR DO
BANDO DE LAMPIÃO...,
QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO!

José Baiano nasceu em Chorrochó, no Estado da Bahia. Era filho do cangaceiro Faustino - "Mão de Onça", e irmão da Lídia, mãe do cangaceiro  Zé Sereno. Tinha uma cor negra,, bastante alto e feioso, tendo a cabeça deformada, olhos tortos, boca rasgada horribilante; talvez por não ter sido um homem bonito, frustrado, caiu no mundo do crime como protesto contra a natureza.  

Diz que a revolta de Zé Baiano surgiu quando um oficial de volante, por nome de Vicente Marques, surrou a sua mãe, deixando uma enorme cicatriz no seu rosto. A partir daí, o negro mandou fazer um ferro de ferrar com as iniciais "JB", e a sua  primeira vítima  foi


a dona de casa Maria Marques, sendo esta  irmã do soldado Vicente Marques.

  

A jovem Balbina  da Silva só foi ferrada porque mandou uma carta desaforada para Lampião, dizendo o seguinte:   "O cabelo é meu e eu  uso do jeito que eu quero". Zé Baiano odiava mulher com o cabelo curto, e  a chamava de "mulher homem ou Diabo". Uma das vítimas do endiabrado foi a sua mulher Lídia, que o traiu como o cangaceiro Bem-Te-Vi. Pedindo Permissão a Lampião, Zé Baiano matou Lídia.

Zé Baiano foi assassinado no ano de 1936,  por um dos seus melhores amigos.


o coiteiro Antonio de Chiquinho e mais cinco comparsas. 

Já fazia dias que ele e seus comparsas já vinham planejando como seria o ataque aos facínoras. Tudo certo, partiram para fazer a chacina. Lá no coito, depois que comeram uma buchada de bode, e já sentindo que os cangaceiros estavam bêbados, partiram para exterminá-los sem piedade. E deu certo. 

Fonte de pesquisas:

REVENDO - DIÁRIO DE VIAGEM

Por: Honório de Medeiros


Diário de Viagem Por: Honório de Medeiros

Imagens da bela serra de Martins-RN

De volta à Mossoró, após irmos a Uiraúna e Martins.

O projeto de visita a São Miguel foi trocado por um convite de Etelânio Figueirêdo e Catarina para conhecermos a Casa Grande da Fazenda Canadá, em Uiraúna, aquela mesma invadida por


Lampião


e que Massilon não deixou depredar, porque conhecia seus proprietários.
Teodoro Figuerêdo e sua esposa, seus tios, nos receberam com aquela gentileza que caracteriza o sertanejo. Nos mostraram tudo. A Casa Grande começou a ser construída nos Séc. XVIII, no ciclo do couro. O sobrado, mais recente, é de 1900, início do Séc. XX. Tudo tão interessante, tão belo, que eu fiquei de voltar com Bárbara Lima para fazermos um ensaio fotográfico.

De lá, um almoço e a fidalguia de Seu Bosco e Dna. Socorro, pais de Catarina, no Curupaity, nos aguardava. Comida farta e da melhor qualidade, uma tradição que há de ser mantida, se Deus quiser. Depois da conversa na varanda, o cafezinho, os agradecimentos, pegamos a estrada no rumo de Martins.

Na "bela serra" encontramos, eu e Carlos Santos, Raimunda e sua família. O pato, a ser degustado no dia seguinte, domingo, foi logo garantido. Fomos aos mirantes. Terminamos no Jacu, maravilhados com as luzes das cidades se recortando contra o negro da noite, lá embaixo, no vale. Como Martins é especial...

Aderbal, Carlos Santos, Honório de Medeiros e Severo

Hoje, já em Mossoró, visita à Fundação "Coleção Mossoroense", do grande Vingt-Un Rosado.


Ciceroneados por Caio Cezar Muniz, o curador da coleção, poeta aclamado, autor de "E Na Solidão Escrevi", 1996, "Notívago", 1998, a educação em pessoa, eu e


Kidelmyr Dantas, que anda preparando um livro acerca de Luis Gonzaga, tivemos acesso ao trabalho de "recolocar o bonde nos trilhos" que Vingt- un concebera e criara. Fomos presenteados com algumas publicações da coleção: dentre elas, preciosidades de


Raimundo Soares de Brito, a tanto tempo tão silencioso. Terá sido acometido da Síndrome de Bartleby? Amanhã visito o Museu de Mossoró, em busca dos jornais da década de 20. Quero entender os meandros políticos daquela época nesta cidade. Buscar ecos do passado, para explicar certos fatos ainda nebulosos...

Hoje a noite, no Café Massilon, bate-papo de beira de calçada, uma das boas coisas do mundo quando o vento bate, o escuro chega, os amigos estão próximos, e os "causos" vão sendo contados, um a um, mentira após mentira, a perder de vista, até a hora que o sono bate.
Vou indo.
Honório de Medeiros
Fonte: honoriodemedeiros.blogspot.com

NOTA DO CARIRI CANGAÇO: Honório de Medeiros será um dos conferencistas do Cariri Cangaço 2010, com  tema envolvendo os bastidores da invasão de Mossoró e a influência política dos coronéis.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COBRA TENTA COMER CANGURU

VÍDEOS

Cobra tenta engolir canguru


FÁTIMA BERNARDES

 
COBRA COMENDO JAVALI

JOSÉ RIBEIRO FILHO - O CANGACEIRO ZÉ SERENO

Por: José Mendes Pereira


José Ribeiro Filho - o cangaceiro "Zé Sereno", nasceu em 22 de Agosto de 1913, na Fazenda dos Engrácias, no município de Chorrochó, no Estado da Bahia. Era filho de José Ribeiro e de dona Lídia Maria da Trindade.  Sua mãe era irmã dos cangaceiros Antônio e Cirilo de Engrácias. 

Zé Sereno - visitando escola em São Paulo

Dona Lídia também era  irmã do cangaceiro Faustino, "Mão de Onça", sendo este pai do terrível cangaceiro Zé Baiano, o ferrador do bando de Lampião.

Zé Baiano

Zé Baiano andava com um ferro de ferrar animais com as iniciais "JB", as primeiras letras do seu nome. Para suas maldades alheias onde ferrava mulheres e homens, de preferência no rosto. Zé Baiano era primo carnal do cangaceiro Zé Sereno, isto é, pai  e mãe eram irmãos dos pais de Zé Sereno.   Zé Baiano e Zé Sereno eram primos legítimos do cangaceiro Mané Moreno.

Mané Moreno

Zé Sereno andou no bando de Lampião com sua esposa Sila,

Adília, à esquerda, Sila, à direita

até no dia do massacre na Grota de Angico, onde mataram Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros, sobre o comando do oficial alagoano tenente João Bezerra.  

Zé Sereno em leito de Hospital

Zé Sereno e Sila saíram ilesos do massacre, isto é, não foram atingidos pelas balas.  O ex-cangaceiros Zé Sereno só veio a falecer em 16 de fevereiro de 1981, no Hospital Municipal de São Paulo.  Sua mulher Sila  faleceu no dia 15 de Outubro de 2005, também na capital Paulista.

Fonte de pesquisa:
do amigo Guilherme Machado