Seguidores

quarta-feira, 24 de junho de 2026

ALTO DOS NEGROS.

 Clerisvaldo B. Chagas, 24 de junho de 2026

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.435


ALTO DOS NEGROS (FOTO: B. CHAGAS).

Benditos são os lugares denominados pelo povo. Eles são autênticos, feios ou bonitos mais refletem as verdadeiras origens.  Os gestores políticos, as câmaras municipais, vão varrendo os nomes  de tradição e inventam nomes de pessoas cujas famílias possam lhes dar votos. Alguns casos podem não ser assim, mas no geral os sãos. E foi pelo povo que surgiu o termo naquela colina do antigo Bairro Floresta, de ALTO DOS NEGROS. A princípio, eram três ou quatro casinhas de taipa, à beira da estrada  em chão de barro vermelho. Não era uma aldeia quilombola, mas os poucos habitantes daquelas casinhas talvez tenham vindo do núcleo quilombola de Tapera do Jorge, na margem do Ipanema, povoado de Poço das Trincheiras. Era algumas mulheres e o preto Zacarias, carregador de malas, em Santana do Ipanema.

Não havia oficialmente a profissão de carregador de malas, mas era uma atividade bem exercida por algumas pessoas de Santana. No século passado, como havia muitos caixeiros-viajantes. Permanecia a atividade. Consistia em o  carregador de malas, levar as malas dos caixeiros dos hotéis onde estes se hospedavam até à loja e depois das vendas, levarem as malas de coro fornido de volta ao hotel. E Zacarias, calado e muito esperto farejava de longe a chegada de caixeiro-viajante. Dizia que era o carregador número 1, bem interessado numa boa gorjeta conforme a generosidade de cada viajante. Pois, aquele pedaço de chão com algumas mulheres e poucos homens, no comando de Zacarias, foi resgatado por nós no livro em parceria NEGROS EM SANTANA  e que, por sinal, virou TCC em curso de Geo-História.

O lugar nunca deixou de ser chamado ALTO DOS NEGROS, embora já tenha evoluído no seu formato. Fica um pouco abaixo do Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues, no alto da colina. E assim como o lugar Alto dos Negros, muitos outros lugares de Santana do Ipanema, foram resgatados por nós e que hoje, inúmeros deles, só se conhece a sua existência por causa da única fonte: os nossos resgates. Tirando a distância ao Centro da cidade e algumas malandragens que pululam nas periferias, o lugar é bom para se viver  e possui paisagens privilegiadas  em todas as direções. Ali tem hospital, tem faculdades e tem futuro. Sempre que passo por ali, procuro as casinhas que deram nome ao lugar.


https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2026/06/alto-dos-negros-clerisvaldo-b.html


ALERTA AOS NOSSOS LEITORES!

Perdoe qualquer agressão, para não se sentir culpado ao tirar a vida de alguém. E entenda que: Perdoar é devolver ao outro o direito de ser feliz.

Quando estiver no trânsito, primeiro, lembre-se de lembrar que tem que se lembrar deste lembrete, para não passar por coisas desagradáveis no trânsito. 

 Cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, desculpa-o, faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional. Você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! 

Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo dentro de um caixão. 

Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância, e depois que o bicho é criado, o mais difícil é domá-lo.

Imagina bem, o sujeito diante de uma arma sem ter como se livrar dela, hein? Possivelmente irá morrer. 

Não se faça de valente, só porque está com a sua namorada ou esposa e não quer que ela sinta o seu fracasso. Ela não te quer como herói, te quer simplesmente como namorado ou esposo vivo. 

É melhor vivo medroso do que  morto valente.

 https://www.metropoles.com/distrito-federal/na-mira/policial-civil-atira-na-perna-de-motociclista-apos-briga-de-transito-video 
"O site acima diz que este rapaz condenado a morrer não morrei, mas foi baleado por este ignorante".

Uma confusão criada entre dois ou mais indivíduos no trânsito, muito difícil de ser apaziguada. Cada um quer ter razão, e uma arma poderá surgir entre eles, e alguém apertará o gatilho, e outro irá morrer.

Muito chato para você, sempre me ver lembrando isso. Mas é para o seu bem. 

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

http://sednemmendes.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário