Seguidores

segunda-feira, 14 de abril de 2014

“DIÁRIO DA TARDE” – 12/12/1933 - O CREPÚSCULO DE UM REI DO CANGAÇO


Antonio Silvino, o famoso chefe de bandoleiros, em vésperas de reaver a liberdade, fala a “A Noite” na penitenciária de Recife.

RIO, 9 (C.E.) Via Aérea – Tendo dirigido uma petição ao Estado de Pernambuco solicitando-lhe fosse concedido o perdão do resto da sentença que lhe falta cumprir, conforme já publicamos em telegrama anterior, o célebre chefe de bandoleiros Antônio Silvino, entrevistado pelo representante da “A Noite” em Recife, disse o seguinte:

- É sempre triste recordar-se do que não presta -, começou o antigo cangaceiro. – Sei que a minha vida foi assim. A isso, porém, me arrastaram os meus inimigos. Meu pai era proprietário de uma fazenda em Flores, nos limites de Pernambuco com a Paraíba, e votava com uns patifes. Por fim, resolvendo deixá-los passou a dar o seu voto a outros canalhas da mesma bitola. E, em consequência dessas tricas políticas, foi assassinado. Nossa família perdeu tudo quanto possuía. Encostei, então, o medo para um canto e me entreguei ao cangaço. Acreditei que procurei sempre beneficiar os pobres e castigar os prepotentes. Nunca ataquei os caixeiros-viajantes que encontrava pelas estradas. Não admitia desrespeito às famílias, não consentindo a menor afronta a moças e senhoras. Não tenho vícios, pois não bebo, não fumo e nem jogo, e procurava evitar que os meus homens se excedessem. Nos banquetes que os fazendeiros nos ofereciam, mandava sempre retirar da mesa as garrafas de vinho.

- E os fazendeiros se sentiam alegres em tê-lo como hóspede?

- Muitos até me convidavam a ir às suas propriedades. Outros, porém, me festejavam com receio de um castigo. E, outros ainda me recebiam, sem agrado. Os pobres agricultores sempre tiveram a mesa farta para oferecer-me; no entanto, alguns ricaços queriam dar-me as suas migalhas. Os que assim procediam sempre eram multados. Estabelecia geralmente uma multa equivalente ao duplo da despesa que poderia ter tido o fazendeiro para preparar-me uma acolhida de gente de dinheiro. Alguns propunham a dispensa do tributo, prometendo-me na próxima visita emendar a mão. Na reincidência, porém, não havia desculpas.

O sentenciado fez uma pequena pausa, interrogando-nos:

- Qual é a sua terra?

- Olinda, a antiga e tradicional capital pernambucana – respondemos.

- Não o felicito, pois Olinda é terra de gente mentirosa. Fui ali acusado, no júri, de uma porção de coisas que não fiz. Respondi a onze processos, quando na verdade só quatro eram meus. Os sete restantes não os conhecia. Isso mesmo disse ao juiz. Não nego o que faço. Reconheço quatro dos processos a que respondi como verdadeiros. Todos são de crime de morte. No entanto, me acusaram até de ter roubado trinta mil réis de um miserável que não tinha onde cair morto. O crime só quem viu foi a própria vítima Manoel Ferreira e a queixa só foi dada onze meses depois. “Gente Mentirosa”.

- Então o seu grupo não foi responsável por esse roubo?

- Para que queria migalhas? Vou contar uma história para mostrar que é conversa fiada que arranjaram... De uma vez, entramos numa povoação, em minha terra, onde havia mais retirantes que rapadura. Chamei os rapazes e disse: - Olhem, eu só tenho seiscentos mil réis. Vocês quanto têm? Os rapazes abriram as sacolas e verificaram que possuíamos ao todo 2:500$000. Mandei, então, que os retirantes entregassem rapaduras e outras mercadorias que possuíam e deixamos ficar todo o dinheiro. Foi uma festa. Todos ficaram contentes e me pediram para voltar pela seca.

Antônio Silvino sorri.

Perguntamos-lhe quem é o seu maior inimigo.

- O maior inimigo que nós temos é o mau pensamento – responde o velho sentenciado.

- E o maior amigo?

- Amigo? – Isto só existe nos livros. Todo mundo diz por aí: “mais vale um amigo na praça que dinheiro em caixa”. Eu, porém, prefiro dinheiro em caixa. Eu quero a minha galinha magra em casa, em troca de cem amigos. Não há amigos, há conhecidos. Só aparecem os amigos enquanto a gente não precisa de favor. Nem mesmo os filhos se podem chamar de amigos!

ANTONIO SILVINO, AMIGO DO PROGRESSO E URBANISTA DOS SERTÕES

Um dos episódios mais curiosos da vida do famoso bandoleiro foi o que se verificou em Jardim das Piranhas, no Rio Grande do Norte, onde Antonio Silvino se revelou um amigo do progresso e precursor do urbanismo nos sertões...

- Aquela foi uma terra que eu livrei da sujeira – declarou. – Ali vivia toda gente atolada na porcaria. Não havia progresso. Chegando àquela terra, hospedei-me na casa do delegado, homem muito distinto, mas sem energia. As casas da povoação não tinham reboco e o lixo vivia espalhado pelas ruas. Só eram rebocadas as casas dos comerciantes. Fiz o delegado intimar a virem à minha presença os proprietários, e exigi que rebocassem as casas. A princípio houve protesto. Então, para que não fosse desmoralizado, estabeleci uma multa de 100$000 a 10:000$000 para aqueles que no prazo de 10 meses não houvessem cumprido as minhas ordens. No fim do prazo, quando voltei, não conheci o povoado. Ficou uma beleza! Apenas três casas ainda estavam como dantes; sendo duas à falta de braços e outra de uma viúva que possuía apenas 100$000. Ela, porém, me declarou que era parente dos comerciantes da terra. Mandei-os chamar e fiz uma arrumação para que a casa fosse rebocada. O prefeito Juvenal mandou agradecer o benefício. Até o governador, o Dr. Alberto Maranhão, eu sei que gostou muito. Achou muito boa a minha ideia!

E terminando:

- Um bandido teria um ideal assim?

PENDORES MÍSTICOS DO SENTENCIADO

Antonio Silvino desde 1914, de quando data o seu internamento na Detenção do Recife, tem em sua cela de presidiário, livros sobre religião, notadamente o Evangelho, e obras sobre espiritismo. Conseguiu o ex-bandoleiro harmonizar em seu espírito as doutrinas do evangelismo com as teorias pregadas por Alan Kardec.

Como ficássemos surpreendidos com esse estranho consórcio de doutrinas, Antonio Silvino, modificando a tonalidade da voz e com atitudes de pastor protestante exclamou com ênfase:

- Hoje, sou evangelista e espírita: Nunca tive sedução pelas imagens, que nada representam. A própria Bíblia condena a adoração de ídolos. Sou um crente fervoroso e tenho conversado com vários pastores... É verdade que os evangelistas negam a reencarnação. Em matéria de religião venha quem vier e não saio de dentro do Evangelho. Evangelista e espírita, creio que estou certo. O evangelista combate sem razão o espiritismo. Este, porém, não lhe faz oposição. O diabo não tem poder. É história mal desenhada. Acreditar no inferno é acreditar num absurdo. Conceber que um Deus generoso nos exponha a uma vida eterna nas profundezas do inferno é outra coisa que não posso admitir. No tempo em que Jesus nos trouxe as palavras do Senhor, tudo era atrasado. É a doutrina espírita que tem dissipado as trevas. Negar a reencarnação é esquecer a frase de Jesus a Nicodemos: - “Para entrar no Reino dos Céus é preciso nascer de novo”.

Silvino prosseguiu ainda na citação de vários trechos da Bíblia para justificar os motivos que o levam a ser evangelista-espírita. E terminou dizendo:

- Com as ideias que hoje abraço modifiquei o meu pensamento. Antigamente matava para não morrer, hoje morro para não matar!

ANTÔNIO SILVINO DESEJA MORRER NO RIO

Voltando a referir-se à sua liberdade, assim falou o velho sentenciado:

- Espero daqui para sábado estar em liberdade. Darei primeiro os meus passeios para conhecer o Recife. Depois irei para o Rio morar com o meu filho mais velho. Este onde estiver aí me encontrarei.

Já estava demasiada longa a nossa palestra, e estendendo-lhe a mão, despedimo-nos do velho sentenciado, que, sorridente, voltou à cela, onde se acha recolhido há mais de dezenove anos a cumprir a sentença que lhe foi imposta como chefe de um dos bandos de cangaceiros dos mais perigosos que campearam nos sertões nordestinos.

Fonte: Facebook
Página: Lampião, cangaço e Nordeste
Antonio Corrêa Sobrinho 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário