Seguidores

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Lampião e as suas desordens no Estado de Pernambuco




No dia 11 de Fevereiro de 1925, Lampião entra pacificamente na cidade de Custódia, no Estado de Pernambuco.

Em 20 de Fevereiro de 1925, Lampião tenta entrar pacificamente na vila de Espírito Santo, município de Tabira, no Estado de Pernambuco, nos dias de hoje, para visitar seu primo Herculano Ferreira, mas foi surpreendido por um ataque da família Gomes dos Santos, importante família do Pajeú daquela época, com vários fazendeiros em Serra Talhada, Floresta, e na Vila de Espírito Santo Tabira. O ataque foi comandado pelo Tenente Anselmo Saraiva de Moura, vindo de Serra Talhada, que havia comprado uma grande fazenda no Sitio Cajá, tendo trazido a sua família para morar e defender aquela vila.

No dia 4 de Julho de 1925, Lampião ataca a fazenda Melancia, em Flores, no Estado de Pernambuco. O proprietário Zé Calu é violentado pelo grupo. Em seu socorro vieram os sargentos Imbrain e Zé Guedes com 30 soldados. Vão atrás do grupo que se aloja na fazenda Barra do Juá, onde são mortos dois cangaceiros. Dali os cangaceiros vão para o sítio Tenório, em Flores, também em Pernambuco, onde o soldado Berlamino Morais, em pleno combate, viu um vulto de cangaceiro em cima de uma pedra gritando e atirando. Belarmino então atira e mata. Era o cangaceiro Levino Ferreira da Silva, irmão de Lampião. 

No outro dia, ao saber disso, o capitão Zé Caetano e o cabo Pedro Monteiro vão até a fazenda Tenório, e encontram os 3 corpos sem a cabeça, prática esta utilizada pelos cangaceiros, para dificultar o reconhecimento pela polícia.

No dia14 de Novembro de 1925, aconteceu um combate na fazenda Xique Xique, em Serra Talhada - PE, entre Lampião e a força volante composta de Euclides Flor, Manoel Flor, João Jurubeba, Aurelino Francisco, Hercílio Nogueira, Ildefonso Flor e o rastejador Batoque. Neste combate é morto o soldado Ildefonso Flor. Dois cangaceiros são capturados, Mão Foveira e Cancão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgulino_Ferreira_da_Silva
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo06:49:00

    Caro amigo Mendes,sou fã do seu Blog vc esta de Parabéns! Vc poderia identificar os cangaceiros desta foto e postar os nomes de cada um por favor? Link da foto > http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://lounge.obviousmag.org/sarcasmo_e_sonho/2014/02/07/bando-de-virginio1.jpg&imgrefurl=http://lounge.obviousmag.org/sarcasmo_e_sonho/2014/02/o-homem-que-fotografou-lampiao.html&usg=__vXMyoo898rxMImQrLDWr5FoELsI=&h=1620&w=2388&hl=pt-BR&start=4&sig2=FuvXdwfyqXFMIjwfU-aAkA&zoom=1&tbnid=2-BHvvxtVvA3wM:&tbnh=102&tbnw=150&ei=F_9MU4_5AY-s0AGP24GIBw&sa=X&ved=0CCQQrQMwAw&ptbm=isch&q=Bando de lampiao

    ResponderExcluir