Seguidores

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

LAMPIÃO E SUAS LUTAS


Lampião fazendo parte do grupo de Porcino teve seu primeiro grande encontro com a polícia do estado em 22 de Junho de 1921 perto da cidade de Espírito Santo, na divisa de Alagoas e Pernambuco, houve feridos de parte a parte e pelo menos um policial (que foi baleado 12 vezes, por se pensar que era José Lucena) e um cangaceiro ficaram feridos.

A aliança dos Ferreira com os Porcino não durou mais do que algumas semanas, e talvez não tenha sido constante durante muito tempo, pois era comum a aliança com o intuito de fazerem determinado assalto, logo depois era desfeita a aliança. E logo após Antônio Porcino e seu irmão Pedro Porcino foram mortos num confronto com a polícia na Bahia em setembro de 1921.

Durante os meses que se seguiram aos assaltos feitos com Porcino, Lampião e seu pequeno bando 6 a 7 homens, trabalhou sempre com Sebastião Pereira e seus cangaceiros, o bando enfrentou a polícia por muitas vezes, as vezes em grandes lutas, por exemplo, numa dessas lutas o grupo composto de umas duas dúzias de cangaceiros, enfrentaram um grupo de policiais de mais ou menos o mesmo número, este combate durou 5 horas, muitos cangaceiros ficaram feridos inclusive Antônio Ferreira.

Pouco depois, Sebastião Pereira e Lampião, com somente nove homens foram cercados por 128 soldados, numa extraordinária demonstração de bravura, o bando furou o cerco e consegui escapar. Em um outro encontro com a polícia, alguns meses mais tarde Lampião foi ferido seriamente pela primeira vez. Segundo o depoimento de Sebastião Pereira, Lampião estava sob fogo cerrado, e ao pular de um lado a outro para evitar os tiros, deixou cair o chapéu, voltando para apanhá-lo foi atingido na virilha e no ombro, foi carregado por Levino e outro companheiro para a casa de um conhecido de Sebastião Pereira (Sinhô Pereira), o qual foi buscar um médico para tratá-lo, e levou três semanas para se recuperar. Lampião passou apenas alguns meses com Sinhô Pereira, pois em 1922, Sinhô Pereira resolveu abandonar a região e mudar-se para outro lugar, pois há muito tempo vinha sofrendo fortes dores reumáticas, outros fatores contribuíram para tomarem esta decisão, tais como, pressões de parentes, amigos, e até mesmo Padre Cícero, o qual deu uma carta de apresentação do Padre Cícero para o Vigário de uma cidadezinha do Sul do Piauí, e munidos dessa carta Partiram Sinhô Pereira e seu primo Luís Padre, mas já no Estado do Piauí foram atacados pela polícia, voltando assim para Pernambuco. Tornaram a tentar ainda em 1922 e consegue Sinhô Pereira junto com dois cangaceiros foram de encontro a Luís Padre no longínquo povoado de Goiás.

http://brasilfolclore.xpg.uol.com.br/cangaco3.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário