Seguidores

sábado, 29 de dezembro de 2012

Lenda sobre o rei Lampião

Recontada por: Joaquim Nóbrega

A lenda do cigarro, como toda lenda, é contada em várias versões. De acordo com o escritor Leonardo Mota em seu livro "No tempo de Lampião", que foi publicado originalmente em 1930, a estória se dá quando o mesmo esteve na casa de correção da capital Pernambucana e conversou com vários cangaceiros que ali se encontravam encarcerados.

Leonardo Mota

O autor os perguntou se eles lembravam de algum episódio engraçado envolvendo o grande Lampião. O cangaceiro Canção que lá se encontrava, junto a mais um punhado de outros facínoras, lembrou-se de um episódio e o contou da seguinte forma:

"A coisa mais engraçada que eu tive de assistir passou-se numa fazenda do município de Princesa, na Paraíba. O velho dono da casa tremia que era ver uma vara verde, Lampião botou ele debaixo de confissão, riscando o punhal nas costelas e ele acabou descobrindo o rumo da volante do tenente Mané Binisso. 

Lampião

Virgulino queria dar uma surra de relho, mas era tento choro de muié e menino, que o jeito foi se perdoar. Mais com pouca, Lampião tirou do bolso um maço de cigarro e ofereceu:

-Pita?

O velho ficou calado, fez que não tinha ouvido e Lampião tornou a perguntar, desta vez gritando no pé do ouvido dele:

-Pitaaaaaaaaaa? 

Ai todo tremendo, o velho disse:

-Pito, mas vamincê querendo eu largo o viço."

É isso aí. Um grande abraço a todos.

Joaquim Nóbrega - Fortaleza/CE

Fonte: 
http://lampiaoaceso.blogspot.com
http://www.jarlescavalcanti.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário