Seguidores

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Semana dedicada ao rei do baião Luiz Gonzaga e Câmara Cascudo -- o prefaciador da primeira biografia do compositor e cantor, por Zé Praxedi - ao amigo Kydelmir Dantas

João da Mata Costa
O professor João da Mata Costa reúne acervo sobre Dom Quixote e São Jorge, em mostra que integra o projeto Privado é Público.
http://tribunadonorte.com.br

A terra é exsicada

E ele o nosso rapsodo
O chão partido curtido
Por cactáceas
Ser tão forte de
Beatos e cangaceiros
Milagres de Santa Luzia
Cantadores, sanfonas, violeiros
E Juazeiros
Salve meu Sertão
Luiz
Lua
Gonzaga
de Pai a Fio e Vô
respeita
Januário
Gonzagão
Gonzaguinha

Câmara Cascudo

A relação do polígrafo Câmara Cascudo com a música dos vaqueiros, modinheiros e cantadores populares é visceral e perpassa toda a sua obra.  Um pianeiro tocador de ouvido.   Essa sua faceta foi explorada inicialmente pelo escritor potiguar e tocador de violino Gumercindo Saraiva, que escreveu um livro  sobre o musicólogo Cascudo; “Cascudo um Musicólogo Desconhecido” (1969). Gumercindo também foi compositor e compôs com o poeta vaqueiro Zé Praxedi a modinha “Minha Natal”. Zé Praxedi  escreveu  em versos a primeira biografia do Rei do Baião.  O livro pioneiro do poeta norte-rio-grandense foi publicado há 60 anos e reeditado em edição facsimilar pelo Sebo Vermelho de Natal – RN, em 2012.  O livro “Luiz Gonzaga e outras poesias” do Zé Praxedi teve o prefácio de Luiz Gonzaga  e  apoio  do vice-presidente da República, o potiguar João Café Filho. Foi publicada pela Continental Artes Gráficas, de São Paulo - SP, em 1952.  José Praxedes Barreto – o Zé Praxedi - nasceu na Fazenda Espinheiro, Angicos (RN), em 15 de novembro de 1916 e faleceu no Rio de Janeiro em 16 de março de 1982. Compositor, intérprete, escritor, poeta, radialista, cordelista e jornalista.  Atuou muito tempo na famosa Rádio Nacional, onde apresentava  o programa “Sertão é assim”, título de um outro livro escrito com sua pena matuta.
  
Cascudo escreveu: “o que ele disser é diretamente nascido das melhores águas e da mais pura das fontes populares. Está impregnado no sentido, na essência, do sangue da tradição popularesca.”  
O livro do Poeta Vaqueiro é composto de vários poemas, com destaque para “Luiz Gonzaga.”

"Meu nome é Luiz Gonzaga,
Não sei se sou fraco ou forte,
Só sei que graças a Deus,
Té pra nascer tive sorte,
Após nasci em Pernambuco
Fanmôso Leão do Norte.

Nas terras de Novo Exu,
Da fasenda Caiçara,
Im novecentos e dôze,
Viu o mundo a minha cara.

No dia de Santa Luzia,
Purisso é qui sô Luiz,
No mêz qui Cristo nasceu,
Purisso qui sô feliz.”

O SERTÃO É ELE

A relação de Luis da Câmara Cascudo com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga nascido no dia de Santa Luzia, não ficou só nesse registro antológico.  Em 1973, o musicólogo Cascudo escreve um texto primoroso para a contracapa do LP “Luiz Gonzaga”.

Luiz Gonzaga é uma legitimidade do sertão. Sua inspiração mantém as características do ambiente poderoso e simples, bravio e natural, onde viveu. Não imita. Não repete. Não pisa rastro de nome aclamado. É ele mesmo, sozinho, inteiro, solitário, povoando os arranha-céus com as figuras imortais do Nordeste, ardente e sedutor, fazendo florir cardeiros e mandacarus levantando o mormaço dos tabuleiros através das cidades tumultuosas onde permanece.

Fui menino do Sertão, 1909 – 1913. Tenho na memória o timbre das grandes vozes infatigáveis, ímpeto das guerrilhas no açodamento dos “crescendo”, nasalamente infalível na modulação para fechar na dominante. Sertão sem rodovias, luz elétrica, gasolina. vaqueiros, cantadores, romeiros do São Francisco do Canindé, Juazeiro, Santa Rita dos Impossíveis. Poeira heroica das feiras e vaquejadas. Viola do rojão de dois- por- quatro, sanfonas de oito baixos, pobreza milionária na emoção irradiante, inexplicável alegria das coisas suficientes.

Luiz Gonzaga é um documento da Cultura Popular. Autoridade da lembrança e idoneidade da convivência. A paisagem pernambucana, águas, matos, caminhos, silêncio, gente viva e morta. Tempos os idos nas povoações sentimentais voltam a viver, cantar e sofrer quando ele põe os dedos no teclado da sanfona do feitiço e da recordação.


Não posso compará-lo a ninguém. Luiz Gonzaga é uma coordenada humana que as ventanias urbanas fazem vibrar sem modificação. Não é retentiva, artificialismo, sabedoria de recursos mentais "aproveitando” o Sertão. Ele próprio é a fonte, cabeceira e nascente de suas criações. SERTÃO É ELE, como a Bretanha está no bretão e a Provença em Mistra.  Bem logicamente, a sua terra muda a fisionomia pela mão de ferro do Progresso. Técnicas, maquinas, combustíveis, sonhos novos. Mas, pelo lado de dentro, o Homem não muda, como a sucessiva aparelhagem em serviço do seu interesse. Luiz Gonzaga, presta-nos, a nós, devotos das permanentes culturas brasileiras, a colaboração sem preço de uma informação viva, pessoal, humana.

Sanfoneiro do Sertão, brasileiro do Brasil, os que amam terra e gente nativa te saúdam na hora em que tua voz se eleva, vivendo a sensibilidade profunda da tu´alma sertaneja ...

Enviado pelo poeta, escritor, pesquisador e sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço
Kydelmir Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário