Seguidores

quinta-feira, 5 de junho de 2014

HISTÓRIA DO CINEMA EM PAULO AFONSO

Por João de Sousa Lima
     
PAULO AFONSO E A SÉTIMA ARTE. 
“ZÉ DO CINEMA E O CINE VOLANTE”.

Zé do Cinema- acervo de João de Sousa Lima

Paulo Afonso já serviu várias vezes para locações e roteiros para filmes, a cidade respirou a sétima arte. Desde as primeiras filmagens do engenheiro da CHESF Bret Cerqueira Lima com uma filmadora de 16 mm, hoje exposta no memorial da empresa, passando por Osvaldo Maciel que na década de 1970 dentre várias imagens importantes e históricas, gravando os shows dos Supermercados Pesqueira, realizou o filme “BUSCA”, em super 8 mm, até chegar as grandes produções como foi “ TRÊS CABRAS DE LAMPIÃO”, realizado em 1960, tendo o famoso Milton Ribeiro como estrela principal. O filme contou com a participação de vários Pauloafonsinos, como exemplo a atuação de Horácio Campelo.  Também o Lampião e Maria Bonita, realizado pela Rede Globo, um seriado que fez muito sucesso no início dos anos 80.

A cidade teve seu auge cinematográfico com a chegada de vários cinemas. No início as projeções foram realizadas por Zé Aprígio (pai de Nelson da Eletrolux). Zé Aprígio passava filmes nas cidades e nos povoados circunvizinhos e depois passou a exibir filmes na Casa de Hóspedes da CHESF, sendo que cada pessoa levava seu próprio banco ou então teria que assistir sentado no chão.
     
Dentro do acampamento da CHESF surgiram as salas de projeções nos clubes CPA - Clube Paulo Afonso e o COPA- Clube Operário de Paulo Afonso. No COPA o encarregado de passar os filmes era Mário Santos, Enaldo Rocha e Paulo Litó. No CPA o encarregado era Timóteo “Gato” e o rebobinador dos filmes era Violão.
     
Na Vila Poty, situado na “Rua da Frente” surgiu o Cine Paulo Afonso, construído por Noé Pires de Carvalho. O operador era o Ramos “Sete Espigas”. Depois Noé Pires vendeu o cinema a Fernando “Ratinho” que mudou o nome pra Cine Tupy e quem realizava a manutenção nas máquinas e passava os filmes era seu filho Osvaldo Santos “Ratinho”. Tempos depois Fernando Ratinho vendeu o cinema pra Dona Sílvia e ela se associou a José Rudival, mudando o nome para Cine Palace.
     
O segundo cinema foi o Cine São Francisco, situado na Rua Monsenhor Magalhães e pertencia aos irmãos Ivinho e Ivan. O cinema funcionava em um prédio alugado a Zuca do Moinho. Depois esse cinema mudou de endereço, indo pra Rua da Frente (Rua Getúlio Vargas).
     
O terceiro cinema foi o Cine Coliseu, um projeto grandioso construído por Cícero Lins de Albuquerque. Um prédio com um desenho arquitetônico portentoso e que permanece atual até hoje. O nome Cine Coliseu foi dado pelo querido e saudoso D. Mário Zanetta. Cícero Lins comprou várias casas para poder ter o terreno no tamanho desejado para a construção do cinema. Vários artistas de renome nacional se apresentaram no Cine Coliseu. Lá também foi palco de grandes descobertas musicais, novos talentos surgiram no famoso programa “Coliseu Show”.
     
Luiz Gonzaga foi um mais famosos artistas a se apresentar no Cine Coliseu, porém passou pouco tempo como proprietário vendendo-o a Zé Rudival. O encarregado da manutenção das máquinas era Osvaldo Ratinho e um dos “Maquinistas” era Manuel da Locadora. Tempos depois Zé Rudival construiu no BTN o “Cine Regina”.
     
A cidade respirou cinema por muito tempo. Rudival inovou com os anúncios dos filmes. Quando foi ser projetado o filme “Django”, ele colocou uma pessoa vestido à caráter, portando cartucheiras com revolveres, chapéu  e desfilando com um caixão de defunto pelas ruas. Quando exibiu “Se Meu Fusca Falasse” ele transformou um fusquinha em uma réplica do fusca usado no filme. Pra representar Sansão, Macistes, Ursos e Hércules, ele colocava um homem forte, amarrado com pesadas correntes, desfilando em um carro e distribuindo alguns ingressos. Era uma farra pra meninada que ia formando verdadeiro cortejo atrás do veículo que cruzava as diversas ruas.
     
Muitos homens simples também viveram da arte da projeção de filmes na região. Com os projetores de 16 mm, que era fácil de transportar, alguns percorriam os povoados exibindo filmes. Uma das equipes que mais viajou passando filme na região era formada por Geraldo “Relojoeiro” e o cantor evangélico Rosenberg Wanderley. Porém quem mais se destacou com esse tipo de projeção foi o senhor José Bezerra da Silva, conhecido por Zé do Cinema. Durante muito tempo ele percorreu os lugares mais 

Zé colocava um equipamento de difusora no carro e saía anunciando os filmes.
      
Fiquei fascinado quando soube através de Geraldo Relojoeiro sobre a façanha de Zé do Cinema e topei o desafio de procurá-lo pra entrevistá-lo. Depois de várias tentativas encontrei uma filha de Zé, a senhora Ruth Bezerra Santos e depois de ouvi-la fiquei sabendo que seu pai já era falecido mais que ainda restavam alguns filmes que tinha sido do seu acervo e que se encontrava em posse de sua esposa Eulina Bezerra, que residia no bairro Tancredo Neves. Com o endereço em mãos segui ao BTN e lá pude conversar com dona Eulina. Ela acabou me vendendo o acervo de filmes em 16 mm. Lá estavam: A PAIXÃO DE CRISTO, TARZAN “O REI DAS SELVAS”, A MORTE COMANDA O CANGAÇO e mais algumas relíquias.
     
O que mais me chamou a atenção do material de dona Eulina foi o acervo fotográfico onde mostrava vários momentos do “Cine Volante”. Em uma das fotos vemos uma Belina branca com três cornetas difusoras e um letreiro colocado em uma base no bagageiro que dizia: CINE VOLANTE APRESENTA TARZAN. Logo abaixo, na lateral do carro, outra propaganda escrita dizia: CINEMA AINDA É A MELHOR DIVERSÃO.
     
O mesmo sistema foi montado por Zé do Cinema também em uma Rural e depois em uma caminhonete Toyota.
      
Esses homens escreveram uma página na história do cinema de Paulo Afonso, aqueles tempos áureos quando a Sétima Arte era uma diversão encantadora, Paulo Afonso foi agraciada por diversas películas que emocionavam e alegravam, hoje, quando os tempos mudaram, a cidade fechou suas salas de projeções, transformando em prédios comerciais e igrejas. Em outros lugares, o cinema continua emocionando, trazendo lágrimas e alegrias. Aqui nos contentamos com os depoimentos saudosos dos homens que operaram as máquinas e causaram a alegria de multidões...

João de Sousa Lima
Historiador e Escritor

Paulo Afonso, 25 de março de 2014.

Reportagem para o Jornal Folha Nordestina - Antonio Galdino.

Zé do Cinema
Cine Coliseu- Acervo de João de Sousa Lima

Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima

Postado por: Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário