Seguidores

terça-feira, 18 de agosto de 2015

MORRE AOS 77 ANOS DE IDADE EM MOSSORÓ O FOTOGRAFO JOSÉ RODRIGUES


Morreu no final da tarde de ontem, 17 de agosto em Mossoró José Rodrigues da Costa, "Rodrigues do foto", como era conhecido. Ele estava internado no Hospital Wilson Rosado há vários dias, com sérios problemas de saúde.

Este mossoroense nasceu na Fazenda Mulungu, no município de Mossoró, distante do centro da cidade 20 km, no dia 02 de dezembro de 1938.

Filho de José Frederico da Costa e Maria Salomé Silva da Costa. Aprendeu as primeiras letras e uma escola que ficava na comunidade de Sítio Trapiá, com a professora Santinha.



Em 1954, sua família passou a morar na cidade de Mossoró, onde Zé Rodrigues concluiu o 2º Grau. Por necessidade, começou a trabalhar ainda muito jovem, tendo como primeiro trabalho a mercearia de Vicente Gomes Bezerra, onde eram fabricados caixões de defuntos.

Quando ele fazia trabalhos noturnos, por várias vezes dormia dentro de caixão, pois havia muitos mosquitos. Foi ainda alugador de bicicletas, quando ele instalou um posto na Praça Rodolfo Fernandes.



Em 1960, foi para São Paulo, onde permaneceu por dois anos, naquela capital trabalhou como servente de pedreiro, pintor e descobriu a paixão pela fotografia, fazendo então desta sua profissão.

Em 1963, retornou para sua cidade natal e instalou um pequeno estúdio fotográfico, mas com uma máquina emprestada pelo Dr. José Suêldo Câmara.

José Rodrigues, durante mais de 50 anos de trabalho no ramo da fotografia, vem documentando a cidade em todos seus aspectos e registrando o desenvolvimento de Mossoró e região. Pensando nas gerações futuras, estava preparando um trabalho, através das fotografias, que perpetuarão a história do município de Mossoró. 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário