Seguidores

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

POLICIAL BRASILIENSE ESTÁ À FRENTE DO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO NO CEARÁ

LILIAN TAHAN - GABRIELLA FURQUIM

Chamado para conter a violência e a ação de facções criminosas no Ceará, o novo Secretário de Administração Penitenciária do estado, Luis Mauro Albuquerque, é agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) há mais de 20 anos.

O brasiliense, de 50 anos, ficou nacionalmente conhecido por sua atuação na retomada do controle da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, após dezenas de mortes, em 2016.

O anúncio, nos primeiros dias do ano, de que Albuquerque iria comandar as unidades prisionais cearenses causou reações violentas em todo a região. Ao tomar posse, no dia 1º de janeiro, ele afirmou que os presídios não seriam mais divididos por facções e a entrada de celulares seria fiscalizada com rigor.

Em resposta, foram incendiados ônibus, prédios públicos, agências bancárias e comércios em mais de 100 ataques em 30 cidades.

Pichações condicionaram o fim das atividades criminosas à exoneração do brasiliense do governo do Ceará. “Não vamos parar até o secretário sair. Fora, secretário Mauro Albuquerque”, dizia uma das mensagens.
Nessa segunda-feira (7/1), mulheres de presidiários bloquearam, com cartazes pedindo a demissão do policial, um trecho da BR-116 em frente ao maior complexo penitenciário do Estado.

Confira:


Homens da Força Nacional começaram a chegar ao Ceará na última sexta (4), mas os ataques continuam. Na madrugada dessa segunda-feira (7), bandidos incendiaram uma ambulância e metralharam a Câmara de Vereadores da cidade de Icó, no interior.

No comando, Albuquerque determinou um pente-fino em todas as unidades prisionais do Ceará. O objetivo é retirar televisões, rádios e qualquer meio de comunicação que possa facilitar a informação aos presos sobre as ações realizadas para cessar a onda de crimes.

Já foram apreendidos mais de 400 celulares nos presídios e 103 suspeitos de participação nos ataques foram presos. Além disso, mais de 200 detentos foram autuados por desacato, motim, dano ao patrimônio e incitação ao crime.

Perfil

Nascido em Sobradinho, Albuquerque é agente policial de custódia da PCDF há 22 anos. Entre 2000 e 2015, ele comandou a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE).

O agente desenvolveu uma doutrina de intervenção em unidades prisionais e ministrou cursos em diversos estados e até mesmo fora do país.

À frente da Força-Tarefa de Intervenção Prisional (FTIP), do Ministério da Justiça, o brasiliense liderou as ações no presídio de Alcaçuz, na cidade de Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte. Uma rebelião no local, no início de 2017, deixou 26 mortos.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

https://www.metropoles.com/colunas-blogs/grande-angular/policial-brasiliense-esta-a-frente-do-combate-ao-crime-organizado-no-ceara

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário