Seguidores

sábado, 15 de novembro de 2014

Viajando no tempo: O Baile Perfumado.

Por Raul Meneleu Mascarenhas

Como em um passe de mágica ali estava eu em plena mata, na caatinga cheia de espinhos, com o vento tangendo os passarinhos e fazendo suas pequenas asas esvoaçarem-se graciosamente em um bailado doce e suave, amostrando-se umas pra outras e tinindo seus cantos em contra partida com o silvo dele. Aprumei minha oiças e escutei ao longe um canto de vozes humanas misturadas com sons de zabumba e ferro, acompanhadas por acordes de sanfona.


Mirei pr'onde deveria ir e olhando para meus pés, os vi calçados com alpercatas de couro sem verniz e me assustei pois a poucos instantes estava calçado com um tênis branco e fazia caminhada pela Orla da Prainha da cidade de Propriá às margens do Velho Chico, o rio da redenção do nordeste. Mais uma vez tinha viajando em meus pensamentos e relaxei.


Caminhando velozmente, mas sem medo agora, parti com ímpeto para ver de perto aquilo que estava imaginando: Deve ser uma festa.

Ao local chegando, encontrei-o varrido provavelmente com uma vassoura de piaçava, pois essa encontrava-se encostada em um pé de umburana e o chão como se tivesse sido encerado com carnaúba. Vários homens e mulheres vestidos com roupas que identifiquei rapidamente, eram cangaceiros.



O chão escorregando muito, fazia que ajudasse aquelas alegres e despreocupadas pessoas dançarem ao som tirado por um grupo de pessoas com indumentárias totalmente diferentes, e de rosto sérios como se medo estivessem daquela situação inusitada. Um deles cantando um xote que pude gravar bem sua letra que dizia...

Pra dançar eu mais tu,
roçando queixo com queixo,
se botando remelexo,
escorregando mais de um.


O ambiente era cheiroso como se tivessem derramado no chão, um perfume de hibiscos e pra melhorar a questão, caia como que um chuvisco, das folhas de um juazeiro frondoso uma suave neblina, refrescando aquela tardinha. Vi com esses olhos da imaginação, todo o carinho, de uma cabocla do sertão, abraçando seu homem, que não era outro, senão Lampião.


O baile estava perfumado, todo mundo agarrado, rodopiando pelo chão, e as belas cangaceiras, todas elas faceiras, riam e cantavam, pra Maria e Lampião.


Naquela festa na caatinga do sertão seco e espinhento, os cabras tocados, embriagados de perfume e pinga da boa, levantavam suas mãos, gritavam vivas, ao famoso capitão, seu líder Lampião.


É lampa, é Lampião!
É lampa, é Lampião!
Seu nome é Vigulino,
apelido Lampião!

Lampião, tocou também o oito baixos, esquentando a diversão, Maria dançava solta no salão, não teve homem que se atrevesse, lhe puxar pela mão, era a Maria do Capitão.

Maria dançava, toda faceira e Lampião, a sanfona botou no chão, pra dançar com ela, rodopiando e abraçando, Maria Bonita do sertão, a mais linda do Capitão.


Queria eu ficar naquela final de tardinha, olhando e vendo a inocência, a criança de cada fera daquelas, rodopiarem mais ao som do xaxado e baião onde flutuavam notas musicais tocadas com maestria por aqueles homens sisudos.

Até hoje o baile é falado, em filmes, literaturas de cordel e sendo passado de pai pra filho, registrando e gravado o que  se passou, naquele baile perfumado, onde xaxou o Capitão, e onde até hoje se ouvem os gritos cantados...


É lampa, é Lampião!
É lampa, é Lampião!
Seu nome é Vigulino,
Apelido Lampião!


Extraído do blog do pesquisador do cangaço  Raul Meneleu Mascarenhas

http://meneleu.blogspot.com.br/2014/11/viajando-no-tempo-o-baile-perfumado.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário