Seguidores

quarta-feira, 15 de abril de 2020

CANGACEIRO JOÃO RICART (VULGO GAVIÃO)


Por José Francisco Gomes de Lima

Por volta de 1916 a 1920 O Cangaço ganharia três novos cangaceiros oriundos da Chapada do Araripe no Cariri cearense. O Cangaceiro João Ricardo vulgo-gavião, tinham outros dois irmãos que consequentemente enveredaram o Cangaço. Eram eles; RAIMUNDO PENTEADO é RUBIÃO.

Esta família era de raízes de trabalhadores do campo. Eles Eram negociantes e também possuíam alguns animais para almocrevaria. Um dia eles toparam de frente com a volante comandada pelo tenente PEREGRINO MONTENEGRO. A volante de Montenegro não era muito bem falada naquele tempo. Por onde esta volante passava não deixava boas lembranças.

(Observação) esse peregrino É o mesmo do episódio de Ioiô Maroto.

Pois bem. Um dia a volante encontrou os irmãos em uma estrada perto da cidade de Porteiras no Ceará. Houve um bate-boca e um dos irmãos que estava bêbado leva uma surra. No meio do alvoroço os irmãos se dana no mato e fogem. Começou aí a perseguição aos irmãos porque no meio da briga um soldado quebrou a coronha de um fuzil que caiu no chão. Isso deixou o tenente Peregrino furioso.

A partir da a sociedade perde três trabalhadores e o cangaço ganha três novos cangaceiros.


No ano de 1923 Gavião é incorporado ao bando de Virgulino Ferreira da Silva vulgo Lampião. Dessa vez Gavião vai protagonizar um episódio parecido com o que houve com ele e seus irmãos. No começo do ano de 1924 Lampião empresta Gavião e mais 3 cabras a Antônio Padre. Antônio padre era natural de Salgueiro no Pernambuco e almejava raptar GENEROSA uma filha de Arlindo Rocha. Arlindo Rocha neste tempo era apenas um comerciante e fazendeiro da região das Barrocas.
E daí que o jogo muda. Arlindo Rocha sofre muitas ameaças vindo de Antônio Padre que no passado foi um trabalhador de Arlindo Rocha. Neste tempo Lampião não se envolveu porque ele se encontrava baleado. Este foi o motivo para que Lampião emprestasse Gavião e mais três cabras a Antônio Padre. Segundo relatos Gavião liderava o bando quando eles estacionaram em um pé de imbu no sítio pilão.

Arlindo Rocha recebe uma informação preciosa de um amigo. Esta informação seria que o bando de Antônio Padre estava nas regiões e montando um plano para uma possível invasão às Barrocas. Numa impressionante manobra de logística Arlindo Rocha reúne cabras de sua família e amigos e de imediato vão em direção ao sítio Pilões.

A partir desse momento Arlindo Rocha já não é mais um simples comerciante. Depois do que iria acontecer ele seria obrigado a incorporar-se nas volantes Pernambucanas para perseguir cangaceiros.

Dá para perceber que o sertanejo antes de tudo é um forte. Gavião é Arlindo Rocha usaram o que eles tinham a sua disposição para enfrentar os obstáculos da vida.

Arlindo Rocha usa de uma Agilidade igual a de uma raposa e de modo surpreendente abre fogo contra Antônio padre que se encontrava no meio do bando. Antônio Padre é varado de bala. Gavião que estava conversando com ele, é baleado. Os cangaceiros não reagiram pois Arlindo Rocha pegou todos com as calça na mão.


Antônio Padre já morto ,'mas sem saber' agarra no ombro de gavião que mesmo ferido consegue transportá-lo por uns 150 metros na caatinga. Chegando em um barranco gavião ver que o seu amigo Antônio Padre já começa a amolecer devido à imensa quantidade de sangue deixado no caminho. Gavião deixa o seu companheiro dentro de uma pequena grota e em seguida partiu em direção ao sítio alazão onde ele tinha um tio que morava lá.

O FIM DE GAVIÃO

Ao chegar nas imediações na casa de seu tio Gavião fica embaixo de um Juazeiro. Logo ele recebe água e alimentação. Passado alguns dias debaixo desse Juazeiro Gavião foi visto por um Vaqueiro. Gavião pede ajuda o vaqueiro e sem saber do Fogo dias antes vai até Arlindo Rocha para avisar que tinha um homem no mato quase morto. Gavião estava com sua perna em situação de emergência. Já tinha até apodrecido o ferimento.

O vaqueiro então vai avisar Arlindo Rocha do ocorrido. Arlindo Rocha ao saber dá notícia manda seus dois homens de confiança até o local indicado pelo Vaqueiro. A partir daí entra em cena MARCULINO MATIAS LEITE é JOÃO MATIAS ROCHA e mais uns dois cabras, homens de inteira confiança de Arlindo Rocha.

Ao chegar no local Marcolino, João Lica e os outros encontra o cangaceiro que estava deitado na sombra do Juazeiro. Gavião não esboçou nenhuma reação. já sabia que aqueles homens eram parentes de Arlindo Rocha. Marcolino chega próximo de gavião e pergunta:

- Ei cangaceiro, si fosse eu qui tivesse no teu lugar o qui tu fazia cun eu?

Gavião respondeu:

- Eu fazia o mesmo qui voceis vão fazer com eu. Agora eu só quero uma coisa: Eu não quero ver voceis atiranu neu. Queru que voceis atiri neu pelas costas".
João Lica disse:

- Tá serto. Apois vá pra ali.

Nesta hora de bastante aflição o cangaceiro se arrasta e fica ajoelhado de costas para os seus algozes. Os cabras de Arlindo Rocha descarregam seus rifles nas costas de Gavião de maneira muito feroz. Gavião baleado recebe aquelas descargas de chumbo nas costas encerrando sua jornada no cangaço. 


Ali ele cai tendo seu sofrimento encerrado. Marcolino e João Lica então cava uma cova e faz o enterro do cangaceiro em cova Rasa. Acabou-se ali a história de um homem muito valente e respeitado até mesmo por Lampião.

Esta postagem é apenas um resumo do que estar por vim de um grande documentário sobre Arlindo Rocha e o fogo dos Pilões que será exibido em breve no canal cangaçologia. As gravações foram feitas em dezembro de 2019 junto com netos de Arlindo Rocha e netos de João Lica e parentes da família.

Fonte: arquivo pessoal - Lampião governador do Sertão.
Agradecimestos: Luis rocha, Renato rocha é ze de peinha.
Apoio: rota do cangaco
"Deus estar no comando"


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário