Seguidores

quarta-feira, 15 de abril de 2020

DOCUMENTÁRIO: O FOGO DOS PILÕES.

Por Geraldo Antônio De Souza Júnior

O "Fogo dos Pilões" aconteceu no princípio do ano de 1924 no sítio Pilões localizado no município de Salgueiro no estado de Pernambuco, quando um grupo de cangaceiros encontrava-se arranchados naquelas terras.

Arlindo Rocha, na época delegado da cidade de Salgueiro/PE, juntamente com um grupo de combatentes, lança sobre os cangaceiros um ataque surpresa e mortal que culminou na morte dos cangaceiros Gavião (João Ricart) e Antônio Padre, esse último inimigo pessoal de Arlindo Rocha.

Pouco tempo após o "Fogo dos Pilões", Arlindo Rocha consegue apoio do governo de Pernambuco e forma a sua própria Força Volante, formada principalmente por familiares e pessoas próximas, tornando-se em um curto espaço de tempo uma das Forças Volantes mais atuantes na caçada a Lampião e a seus apoiadores e seguidores, durante a chamada primeira fase do cangaço lampiônico, que durou até agosto de 1928.

O nosso amigo e colaborador José Francisco Gomes de Lima esteve recentemente no local onde tudo aconteceu e coletou informações e registrou o passo a passo da tropa policial, além de todo o cenário dos acontecimentos, que vocês poderão conferir ao assistir a todos os episódios que serão exibidos a partir de hoje no canal YouTube... Cangaçologia.

Se preparem.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário