Seguidores

domingo, 13 de junho de 2021

LENA BAKER, NEGRA E ABUSADA.

 Do acervo do Beto Rueda

Lena Baker estava disposta a aceitar qualquer trabalho possível para sustentar seus três filhos.

Na década de 1940, ela foi contratada por um dono de usina chamado Ernest Knight, que precisava de uma empregada e servente para cuidar dele enquanto se recuperava de uma fratura no quadril.

Knight era abusivo com Baker e muitas vezes a segurava contra sua vontade.

Em 30 de abril de 1944, Knight trancou Baker dentro da fábrica e tentou agredi-la sexualmente. Ele então puxou um cano de metal e começou a espancar Baker, que, para se defender, agarrou a arma de Knight e o matou com um tiro.

Ela fugiu da usina e alertou imediatamente as autoridades sobre o ocorrido. No entanto, durante um período de segregação racial e supressão dos direitos dos afro-americanos na Geórgia, um júri masculino totalmente branco a considerou culpada e a condenou à morte.

Em 23 de fevereiro de 1945, ela entrou na câmara de execução. Suas últimas palavras foram: “O que eu fiz, fiz em legítima defesa, ou ele teria me matado. Onde eu estava, não conseguia superar isso. Deus me perdoou. Não tenho nada contra ninguém. Estou pronta para partir e encontrar o meu Deus, tenho uma consciência muito forte ”.

Em 2005, sua execução foi considerada injusta e ela recebeu um perdão póstumo, 60 anos após sua execução.

#historiando

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1952431618254278%2C1952024801628293&notif_id=1623492141517676&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário