Seguidores

domingo, 13 de junho de 2021

SE PROCURAR, ACHA!

 Por José Mendes Pereira

Itamar Lima quando criança. - Crédito da imagem Jean Carlos Pereira Rodrigues

O dito popular é: "quem procura, acha!". 

Itamar Lima é filho de "Alcimar Campos" nossa prima, e de "Cristóvão Lima". Com a separação dos seus pais, ainda pequenino, foi morar na Barrinha (onde lá a maioria dos Néos nasceu), com meu tio José Néo Pereira, minha avó Heculana Maria da Conceição e minha tia Maria Nísia Pereira, avó do Jean Carlos Pereira Rodrigues, nosso primo, os quais cuidaram dele até perto da maioridade, e, posteriormente, ele desejou ir para a companhia do pai biológico, que residia e ainda reside em Macau no Rio Grande do Norte, tendo sido entregue no ano de 1985, ao seu pai, pelo meu pai Pedro Nél Pereira.

Esposa e o Jean Carlos - crédito da imagem -  Jean Carlos Pereira Rodrigues

Depois da sua saída do sítio Barrinham e da companhia de toda família Néo todos os contatos  foram cortados, e ninguém tinha ideias por onde andava o Itamar Lima. Mas, durante 8 anos, Incansavelmente, o Jean Carlos viveu na esperança de um dia encontrá-lo. Até que este dia chegou.

... e Alzimar Pereira Campos tia do Itamar

Alzimar Campos Pereira que é sua tia por parte de mãe, também se envolveu nesta procura, através do facebook. Assim como eu que o procurava nas redes sociais. Mas tanta luta para o encontrar, Alzimar e eu, não obtivemos sucesso.

Mas só agora, depois de 8 anos, Jean Carlos, o primeiro que tentou descobrir por onde ele andava, o encontrou, e está  bem pertinho de nós, na Redinha,  na capital do nosso Estado do Rio Grande do Norte - Natal.

Itamar Lima - crédito da imagem Jean Carlos Pereira Rodrigues

Quando Itamar foi embora para a companhia do seu pai minha avó e minha tia Maria Nísia ainda estavam vivas, mas ambas faleceram no mesmo ano. O José Néo Pereira que era considerado o pai adotivo do Itamar, faleceu no ano 2 mil, e infelizmente não teve o prazer de reencontrá-lo.

]Itamar Lima - crédito da imagem Jean Carlos Pereira Rodrigues

Um triste acidente aconteceu com o Itamar.

Não me recordo o ano, nem muito menos o dia e o mês, mas isso se passou na Barrinha, onde ele morava com a minha avó e tios. Ao lado da casa do Dedé Rodrigues, pai do Jean que o encontrou, estava uma carroça estacionada, e o Itamar que brincava com outra criança, tentou se esconder em baixo dela. Só que ele não sabia que lá deitado, estava um cachodo, e não mais me lembro a quem pertencia o animal, se era do Dedé Rodrigues ou do presidente (Zé Néo). 

Por infelicidade e pouca sorte, o Itamar pisou na calda do cão, e para se defender ou mesmo como vingança, ele pegou de cheio na sua boca, rasgando os lábios infeiror e o superior. Foi muito sangue e aperreio, porque ele chorava bastante.

A sorte foi que, no momento, o fazendeiro Chico Soares - Chico do Leite como é conhecido na região, vinha para Mossoró em seu carro, e nos  levou até ao hospital da Ciança, que ficava em frente a antiga linha de trem. 

Quem veio com ele para acompanhar o Itamar até ao hospital, foi minha Tia Nísia, Enestina que era esposa do Chico e eu, que sem demora, fomos diretos para o hospital. Só saímos de lá depois que os procedimentos médicos foram feitos. Não sei se o Itamar Lima se lembra desse ocorrido. Talvez não, porque no período, ele ainda era muito criança. 

Agora, toda família Néo está satisfeita e bastante agradecida ao primo Jean Carlos, por ter encontrado o Itamar Lima que tanto era procurado, e que um dia, com certeza,  ele há de nos visitar aqui em Mossoró. 

Além de ter encontrado o Itamar Lima eu também agradeço ao primo Jean Carlos pela liberação das fotos para postagens em meu blog.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário