Seguidores

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Novas pesquisas

Por: Cicinato Neto

Estou há meses no Arquivo Público do Ceará procurando documentos oficiais sobre a atuação da Polícia Militar nos anos 1920, quando o cangaceirismo estava no auge. Por enquanto, pouco progresso, apesar do grande esforço. São caixas com muitos registros (telegramas, ofícios, informações) e muitas delas estão sem catalogação, o que força o historiador ou pesquisador a averiguar todo o seu material em busca de um dado precioso e que ficou escondido nos calhamaços.

Estou surpreso com a falta de informações mais relevantes sobre o cangaço - e especialmente sobre Lampião - nos documentos oficiais da Polícia cearense, embora se saiba que os jornais da época falassem sobre supostas irregularidades como a facilitação à ação de cangaceiros no Cariri cearense. A falta de maiores informações é daqueles detalhes que levam o pesquisador a levantar hipóteses meio esdrúxulas: não seria mais conveniente para as autoridades da época esconder certas coisas?

Não estou frustrado a ponto de abandonar as pesquisas. Em breve, neste blog, estarei compartilhando com os amigos os resultados e as descobertas.

Trasladei do blog do parceiro e pesquisador do cangaço:
"Cicinato Neto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário