Seguidores

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O exterminador de Lampião


Este é o casal João Bezerra da Silva e sua esposa Cyra Bezerra Britto. João Bezerra ficou famoso por ter assassinado o bandido mais cruel do nordeste, o Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, na madrugada de 28 de julho de 1936, na Grota de Angico, no Estado de Sergipe.

FAMÍLIA BRITTO E LAMPIÃO

Segundo Jairo Luiz Oliveira, a famosa família Britto (com dois t) chegou na região do São Francisco mas precisamente em Sergipe por volta de 1590. A D. Cyra Britto esposa do Tenente João Bezerra era sobrinha do Coronel Ercílio Porfírio de Britto um dos maiores protetores de Lampião. Assim tambérm como D. Raimunda Britto esposa do Sargento Aniceto Rodrigues era sobrinha também do famoso " Dr. Ercílio". Portanto essa relação de Lampião com o poder e a politica é notória no Baixo São Francisco.


Jairo Luiz Oliveira - Turismólogo e Pesquisador
angicoturismo@hotmail.com 
jairo@rotadocangacoxingo.com.br 


João Bezerra e a captura da cangaceira "Inacinha",


mulher de "Gato", que foi morto ao invadir Piranhas para resgatá-la, em 27/10/1936, ajudado por Corisco.


Este é o Durval Rodrigues Rosa, irmão do suposto traidor do capitão  Lampião, Pedro de Cândido. O coiteiro Pedro de Cândido  foi assassinado no ano de 1940, mas o coiteiro Durval Rosa faleceu com a idade já bastante avançada.

 
Foto do acervo de Ivanildo Silveira

Este casal é a cangaceira Adília e ao seu lado, o seu companheiro Canário. Segundo pesquisadores, Canário foi assassinado dentro da cadeia pelo cangaceiro Penedinho quando ambos estavam recolhidos ao xadrez. Penedinho era primo da cangaceira Adília.  

Veja este vídeo do acervo do Aderbal Nogueira


Vale a pena conferir



http://blogdomendesemendes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário