Seguidores

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

ALUNOS VISITAM LOCAL ONDE CANGACEIRO FOI MORTO EM ITAPETIM.

Publicado por Itapetim.net em 28 de dezembro de 2014 | Categoria: * Coisa de Itapetim e Região* Itapetim Notícias

Hoje (27/05), alunos do EREMTT (Escola de Referência em Ensino Médio Teresa Torres), acompanhados pelo professor Vicente di Paula e outras pessoas, visitaram dois lugares no Sítio Mocambo – município de Itapetim: O local onde foi morto um cangaceiro e uma área que segundo o professor está ficando desertificada.
.
O primeiro a ser visitado foi o local onde foi morto o Cangaceiro Zezé Patriota aos 31 anos de idade na divisa entre Pernambuco e Paraíba. O fato ocorreu em 30 de agosto de 1927 pela volante do tenente Alencar.
.
O tenente Alencar fazia diligências para pegar o cangaceiro quando em um dia de feira ao chegar na feira de Umburanas (Itapetim) entre os feirantes encontrou Caboclinho (um irmão de Zezé). Ao ser interrogado se era Caboclinho Patriota o mesmo respondeu que não falando seu nome de batismo, por ser Caboclinho um apelido, o tenente liberou-o. Ele aproveitando o descuido fugiu, mas, em seguida o tenente encontrou o outro irmão do cangaceiro, desta vez, Levino Patriota. O jovem foi espancado e forçado a dizer quais eram os lugares percorridos pelo seu irmão Zezé Patriota. O tenente seguiu com o grupo até a fazenda São Pedro. Os cangaceiros foram cercados e o tiroteio foi intenso morrendo Bernardo Nogueira (apelidado de Repentista). O tenente continuou sua busca indo ao Sítio Mocambo.

https://www.youtube.com/watch?v=ZuzQVKLE0QM

Mesmo sabendo que a polícia estava a sua procura, depois de ter sido avisado, o Cangaceiro mandou seus homens irem embora falando para seu grupo de cangaceiros que ia ficar ali para ser morto pelos policiais, pois, em uma troca de tiros numa fazenda, tinha sido alvejado na perna, por causa desse tiro, ele estava com uma doença que em questão dias ou horas morreria. Os policias comandados pelo tenente Alencar ao chegar no local encontrou Zezé Patriota, certificando-se como o mesmo que se tratava do cangaceiro procurado, deu ordem para os soldados efetuarem vários disparos contra a Zezé que morreu no local sem reagir. Seu corpo foi buscado por seus familiares dois dias depois e enterrado no Cemitério João XXIII em Itapetim (antiga Umburanas).

https://www.youtube.com/watch?v=D5nisSngAP8

Os alunos presenciaram depoimentos do Senhor Bernardo que na época morava próximo do local do acontecido e tinha nove anos de idade. O Senhor Bernardo relatou o que ouvia de pessoas sobre a morte de Zezé. Em seguida, os alunos foram levados pelo professor Vicente até uma área onde por ser declinada, a água na época das chuvas, leva o solo deixando apenas pedras e um resto de solo branco e arenoso infértil pra criação da caatinga.

http://www.itapetim.net/2014/12/alunos-visitam-local-onde-cangaceiro-foi-morto-em-itapetim/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário