Seguidores

sábado, 26 de março de 2016

SILVINO JACQUES, O ÚLTIMO DOS GRANDES BANDOLEIROS. TOMBA O TERROR DOS SERTÕES DE MATO GROSSO! ENCONTRADO O CADÁVER DE SILVINO JACQUES, ESTENDIDO NUMA REDE E COM O TÓRAX ATRAVESSADO POR TRÊS BALAS

Material do acervo do pesquisador Antonio Corrêa Sobrinho
Imagem de Silvino Jacques, utilizada pelo Jornal para ilustrar a matéria


Uma metralhadora entre as armas do facínora – Tentam internar-se no Paraguai os remanescentes do bando terrível.

CUIABÁ 26 (M) – O pelotão de cavalaria da Força Pública do Estado, organizado para dar combate ao bandoleiro Silvino Jacques, travou combate no dia 19 do corrente com os bandidos, na região de Triunfo, entre os municípios de Murtinho e Bela Vista. Do combate, resultou saírem feridos vários elementos do bando, inclusive Silvino Jacques. Agora, procedendo a reconhecimento no local do combate, a polícia encontrou morto o próprio Silvino. O cadáver do conhecido facínora estava estendido em uma rede, coberto com um puitã. O delegado especial do Sul, encarregado da campanha contra o banditismo na fronteira, mandou reconhecer o cadáver e lavrar o competente auto, tendo constatado que Silvino recebeu três tiros mortais na região do tórax. A polícia apreendeu uma metralhadora piripipi, vários mosquetões e (...)

ATÉ BALAS DUNDUM USAVA SILVINO JACQUES

O FAMOSO BANDOLEIRO PREPARAVA SEUS ASSECLAS PARA VERDADEIRAS BATALHAS

Reação organizada pelo Exército – A tática do general José Pessoa vitoriosa com a morte da fera humana – O GLOBO ouve o ilustre militar – Prisão do pai e da esposa do “rei do cangaço” no Oeste

Filho de um açougueiro radicado em Aquidauana, Silvino Jacques conseguiu celebrizar-se por uma macabra campanha de crime, rapina e degradação, depois de lhe terem sido oferecidos os meios de se tornar útil à humanidade, de se mirar no espelho da bravura e dos grandes exemplos de que o Exército do Brasil é fértil, fazendo um curso na Escola de Sargentos, nesta capital. Seria tarefa das mais difíceis conseguir explicar, à luz da psicologia, a transformação sofrida pelo espírito desse homem, que teve um são princípio e se transformou em poucos anos no alvo de populações inermes, no salteador covarde que atacava à noite as fazendas sem defesa, no bandido que atassalhava a honra das famílias, como um vulgaríssimo ladrão de mulheres, na personalidade, enfim, do criminoso completo, que não via obstáculos à consecução dos seus macabros desígnios.

Durante mais de uma década, o sertão de Mato Grosso viveu em estado de permanente alarme, de receio continuado, dessa personagem sem entranhas, desse homem sem o menor sentimento de humanidade. Regiões inteiras, no raio de muitas léguas, viveram dias e noites de permanente pânico, à espera do ataque noturno do bandido.

Silvino Jacques está morto. Foi, finalmente, vencido no seu próprio reduto, depois de mais de dez anos de luta permanente, de fugas, pontilhando de sangue rubro os caminhos da sua passagem.

A CAMPANHA DA DERROTA

Silvino Jacques teve duas grandes campanhas, em toda a sua longa vida de bandoleiro: uma de vitórias e outra de derrotas. Agora, acaba de sucumbir à segunda, iniciada há apenas, alguns meses. Foi, porém, vencido pelo inimigo que sempre temeu e de que fugiu durante toda a vida: o Exército.

Acuado no pantanal, já reduzido o afetivo dos seus sequazes a dezesseis homens, não teve como resistir à patrulha que o perseguia e esperava na serra, como a retirada fechada pela enchente do rio Paraguai, a impedir-lhe a passagem para a fronteira e a liberdade em país estrangeiro.

O INÍCIO DA CAMPANHA

A campanha contra Silvino Jacques iniciou-se, virtualmente, com a nomeação do general José Pessoa para o comando da 9ª Região Militar. Conhecedor profundo da situação de pânico da população do Estado, com as populações permanentemente ameaçadas pelo flagelo, os lares atacados, as famílias inseguras, o comandante da região, estabeleceu um programa de ação. E o Exército sob o seu comando entraria, na paz, num serviço de guerra sem tréguas aos perturbadores da segurança pública.

QUEM FOI SILVINO JACQUES

O público ainda deve estar lembrando das primeiras notícias aparecidas na imprensa sobre Silvino Jacques. Àquela época, seguido de numeroso séquito de bandidos ele desafiava as autoridades de Mato Grosso, semeando o pânico em quase todo o Estado, principalmente na zona sul, onde tiveram início as suas tropelias. Fizeram-se, então, paralelos entre ele e Lampião, que continuava no Nordeste o seu reinado de terror. Silvino resultara pior e mais brutal nesse cotejo. Não havia a seu favor nem a simpática explicação dada aos cangaceiros do Nordeste – de Cabeleiro lino – de serem vítimas de uma injustiça obrigados, pela perseguição da politicagem, à vida errante e criminosa. Enquanto no Nordeste o cancioneiro popular revelando virtudes que descobriam nos “fora da lei”, os celebrava, Silvino que se fizera bandido simplesmente pela maldade de suas ambições sanguinárias ficava desconhecido e ignorado a esta simpática mestiça. Os cantadores não o celebraram nunca, apesar de ele mesmo, admirador de todos os versos caboclos em que “Lampião” era exaltado nas suas façanhas tremendas, ter procurado a lira sertaneja para celebrar as suas proezas. Era repelido de todos. O seu nome só infundia pavor. Fazendas, sítios e cidades, à proporção que aumentava a sua malta e maior se fazia o seu atrevimento, sofreram os saques covardes e desalmados do bando que dirigia e para o qual propriedade, honra e velhice nada valiam. Para “Lampião” havia a hipótese de que fazia a justiça dos fracos. A favor de Silvino Jacques nunca se levantou uma palavra de defesa. Ele era simplesmente bandido, matando, saqueando, destruindo. Atrás de seus passos ficavam os gritos de suas vítimas apelando para o Governo no sentido de que fosse perseguido o bandido. A campanha começa, depois de alguns meses de suas razias. Silvino Jacques já estava, então, suficientemente armado e audacioso, não rareando, assim, enfrentar as forças policiais. Estas pareciam impotentes contra ele. O Exército, porém, foi chamado para destroçar o grupo sinistro. Tropas federais caíram-lhe no encalço. Algum tempo depois Silvino Jacques se viu atirado nos pântanos de Mato Grosso. Dia a dia apertava-se o cerco. Já faltavam armas e munições, além de víveres, ao grupo de bandoleiros, reduzido, também, em número. Praticamente se de desfizera, restando-lhe, apenas, a fuga para o Paraguai. O Exército a esta altura retirou-se deixando às forças do estado o fim da campanha. O telegrama que acabamos de receber de Cuiabá nos diz da atividade da polícia mato-grossense. Na última luta travada com os bandidos Silvino Jacques foi ferido e morto. Desaparecera, assim, odiado por todos, o bandido. Ao contrário do que ele quis, não há versos que lembrem a brutalidade dos seus instintos selvagens, os seus grosseiros desejos de fera.

DESARMAMENTO GERAL

De início, o comandante da 9ª Região Militar estabeleceu um programa; era necessário desarmar completamente as populações civis, que, desde 1922, eram servidas de armas do próprio exército. Nas fazendas e residências particulares existiam armamentos para várias divisões de infantaria. E o pior é que esse mesmo armamento servia como garantia dos coiteiros do grande bandido, políticos que dele se utilizavam para as suas negregadas campanhas de morticínios.

A princípio, foram desarmadas as populações urbanas. Depois, uma proclamação feita em termos os mais veementes, assinada pelo general Pessoa, foi distribuída por todo o território do Estado. Houve, como era de se esperar, as primeiras relutâncias. A ordem, porém, partiu fulminante. “Se necessário fosse, seria empregada a força em apoio do direito”. E os oficiais, sob o comando do general, em pouco regressavam à sede da Região com os caminhões carregados de armas de todos os tipos; munição a mais variada, pois até balas dum-dum foram apreendidas nas casas dos coiteiros do bandoleiro. E centenas de metralhadoras, fuzis-metralhadoras, fuzis, pistolas, revolveres, tudo aos milhares, não sendo recambiado de Mato Grosso para esta capital, numa demonstração viva da seção vigilante do Exército no grande Estado.

DESMORALIZAÇÃO DO BANDIDO

Iniciava-se, assim, a campanha contra o bandido. Os seus amigos, todos influentes, iam sendo desmoralizados, porque a força, mantida durante anos inteiros à custa de um armamento eficiente, lhe desaparecia das mãos.

Silvino não encontrava mais, nas fazendas dos seus coiteiros, as armas e os homens de que carecia para as suas campanhas de destruição. Nos seus avanços contra os povoados, já não contava mais com o apoio eficiente que sempre lhe facilitava a organização das batalhas que travava com as populações indefesas. O seu quartel Federal em Bonito, no sul do Estado, ia-se esvaziando. Desmoralizava-se aos olhos do povo, que sempre o temeu.

PRESO ATÉ O PAI

Num dos últimos embates, as forças comandadas em pessoa pelo general que dirigia a campanha conseguiam uma das mais expressivas vitórias. Foram presos mais de trinta bandoleiros e, entre eles, o próprio pai do salteador. Nessa ocasião, foram presas as duas mulheres que acompanhava o bando: as esposas de Silvino e do seu ajudante de campo, um antigo oficial paraguaio, expulso do Exército daquele país, que se filiara ao bando. Com elas, mais três jovens, sequestradas pelos bandoleiros em ataques a localidades do sul. (...) Ficou reduzido a apenas dezessete acompanhantes, número irrisório a que se limitava o seu séquito de criminosos.

A DERROCADA

Ao mesmo tempo que os combates se travavam e o bandido perdia terreno, uma nova obra iniciava-se entre as populações até então descrestes e desesperançadas do sucesso das armas federais.
Estavam habituados os civis a assistir cenas dolorosas de barbaria, ante a impossibilidade em que se encontrava a polícia estadual de combater eficientemente o banditismo. Viam os civis, todos os anos, chegar o bando nos últimos meses e entrar a assaltar, trucidar, matar covardemente homens indefesos, roubar o gado, o dinheiro, os cavalos e as mulheres, para internar-se, depois, no Paraguai e na Bolívia, para gozar, o resto do ano, a impunidade em que sempre viviam, acobertados pela falta de policiamento eficiente, dos sertões do sul.

Agora, a situação transformava-se. O desafogo que a segurança permitia apoderava-se de todos. Os povoados já sentiam os movimentos livres para o trabalho útil e o reconhecimento à obra magnifica do general José Pessoa já se fazia sentir.

Em Bonito, por assim dizer o quartel general do bandoleiro, a população reconhecida junta-se ao contingente do Exército, no afã de auxiliar a tropa no seu trabalho civilizador. À noite, o policiamento da vila era feito pelos próprios moradores. No campo de aviação que o general ali resolvera estabelecer já trabalhavam os civis, que desejavam demonstrar o seu reconhecimento pela obra do comandante da Região. E ao inaugurar-se o campo, foi batizado com o seu nome.

BANDIDO ESTRATÉGICO...

Na figura terrível desse malfeitor que tombou varado pelas balas da lei, há traços singulares. Se uma comparação errada foi feita a seu respeito, esta será a de “Lampião” do Mato Grosso. Silvino Jacques era outra espécie de homem, outra espécie de bandido, outra espécie de aventureiro. Só havia um ponto de contato entre ele e aquele que o antecedeu ao túmulo: - a perversidade. Aí, o páreo realmente seria difícil. No mais pareciam-se tanto como a água e o azeite. 

Enquanto o bandoleiro das caatingas do Nordeste se protegia pelas defesas naturais da região em que vivia, onde o ataque se tornava quase impossível, Silvino Jacques se revelou, durante os anos trágicos em que escreveu sua página de sangue nos sertões de Mato Grosso, um estratégico. Pode-se lhe negar tudo, menos essa qualidade. Sargento do Exército, aprendera a arte das guerrilhas e de pouco em pouco, de aldeia em aldeia, pulando daqui para ali, sabia como se livrar do cerco.
LEGIÕES DE GADO

Seus ataques às fazendas e aos povoados não era obra improvisada em minutos. Estudava os detalhes, distribuía os seus homens, avaliava os riscos e as probabilidades de fracasso. Só então se lançava como uma onça sobre os infelizes habitantes. Nesses momentos, mudava completamente. Seus olhos, que em outras ocasiões eram olhos ternos como de um carneiro, segundo relatam aqueles que com ele conviveram, se transformavam em olhos ferozes.

Era um homem sedento de sangue, uma besta humana. Nem “Lampião” talvez o ultrapasse na explosão desses instintos horrorosos.
Acabada a luta, terminadas as execuções, voltava a ser o sujeito prático, que matava por prazer e ambições. E atrás dele, na retirada, seguiam legiões de gado.

SENHOR DE TODA UMA CIDADE

O apogeu da fama, Silvino Jacques reconheceu na cidade do Peixe, em Mato Grosso. Invadindo essa localidade, o bandido dominou-a inteiramente durante dois meses, só abandonando pelo seu espírito de itinerante, para ir buscar novos gados. Tinha Silvino Jaques muito do famoso corsário Morgan, apenas sem a figura legendária do pirata inglês. Não conseguiu a popularidade de “Lampião”, e este devia ser seu maior tormento. Dizem que lia avidamente, desde a sua infância no Rio Grande do Sul, onde nasceu, até sua estada na Escola de Sargentos desta capital, todos os livros de modinha sobre o rei do cangaço nordestino, pondo em prática as suas barbaridades.

A estas horas, os dois devem estar comentando, no fogo eterno, as suas tétricas façanhas...

Esperava o general a aproximação dos primeiros dias de maio para conseguir a derrocada completa do bandido. As suas tropas já haviam conseguido, nos embates anteriores, levar o inimigo de vencida até o Pantanal, onde o sitiavam. Acompanhava a tropa um contingente da Polícia do Estado, já agora adestrada no combate ao bandido.

Esperava-se o fenômeno climatérico das enchentes do rio Paraguai, que forçariam a retirada do bandido. Restava a expectativa paciente e vigilante, para não permitir uma retirada hábil de Silvino Jacques.

Essa expectativa coroou-se de êxito no dia 19, dentro das previsões do general, que já se retirara para esta capital, mas que acompanhava, com o coração, o movimento do contingente policial, que lá ficara, substituindo o grupo de soldados do Exército, cujo desengajamento estaria próximo.

SATISFEITO PELO POVO

Hoje, o general José Pessoa recebeu, por intermédio do GLOBO, a informação que os telegramas de Mato Grosso nos transmitiram. Silvino estava morto. Fora colhido na armadilha que preparara cuidadosamente.

Sua Excelência com o olhar longe, pensando certamente no povo a que se habituou a querer bem, teve uma expressão admirável:
- Sinto-me satisfeito, não pela morte desse bandido, mas pela liberdade que afinal pode usufruir o povo de Mato Grosso. Desapareceu, a meu ver, o maior flagelo daquela terra.

JORNAL “O GLOBO” – 26.05.1939

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário