Seguidores

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

APENAS PARA INFORMAR

Por Antonio Corrêa Sobrinho

Apenas para informar da morte do cangaceiro "PENSAMENTO", do grupo de "Lampião", segundo os Dicionários de Cangaceiros, de Bismarck Martins de Oliveira e Renato Luís Bandeira, chamado NUNES MAGALHÃES, pernambucano, e que esteve com Lampião em 1926 na cidade de Juazeiro do Norte, a do Padre Cícero Romão. Dicionários que, compreensivelmente, não informaram nada mais sobre este cangaceiro.

Lendo, agora, o "Correio da Manhã" (RJ), edições de 20 e 21 de janeiro de 1927, avistei a notícia abaixo, que logo trouxe para conhecimento dos que navegam por aqui.

AS FORÇAS DE LAMPIÃO PERSEGUIDAS PELA POLÍCIA DE ALAGOAS, SOFREM PERDAS

Maceió, 19 (Do correspondente) – Um grupo do bandido Lampião penetrou semana passada no território deste Estado, tendo ingressado pelo município de Água Branca. Depois de praticar alguns atentados à propriedade e à vida na zona rural deste último município rumou para Pão de Açúcar, onde não conseguiu atingir a sede do município por ter sido envolvido pelos contingentes policiais de Alagoas e Pernambuco que o perseguiam. Em socorro destes contingentes foram logo mandados outros, não só de Alagoas como de Pernambuco e também da Bahia, Sergipe e Paraíba. O grupo, que fugiu, assim, sitiado procurou romper o cerco, primeiro por Piranhas, depois por Entremontes, mais tarde por Santana do Ipanema e, finalmente, por Palmeira dos Índios. Um contingente de Alagoas, comandado pelo tenente João Medeiros, conseguiu entrar em contato com o grupo, quando este se retirava, a cavalo, do município de Pão de Açúcar, havendo numa ocasião aprisionado o bandido por alcunha “Pensamento” e apreendidos alguns animais. As forças em operações contra o grupo estenderam-se deste Pão de Açúcar até Palmeira dos Índios, e dividem-se em dois contingentes: infantaria que guarnecem cidades e pontos de provável passagem, e as montanhas que percorrem as caatingas e serras onde o grupo há sete dias se desloca, sempre perseguido.

UM DOS SEUS, APRISIONADO, MORREU EM CONSEQUÊNCIA DE FERIMENTOS RECEBIDOS.

Maceió, 20 (Do correspondente) – O grupo de Lampião, acossado pelas forças policiais que o perseguem, atravessou a fronteira de Pernambuco, onde também está sendo combatido na forma do convênio ultimamente firmado entre os governos do Nordeste. O bandido por alcunha “Pensamento”, aprisionado por uma patrulha alagoana, morreu em consequência de ferimentos recebidos.

20 e 21 de janeiro de 1927.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?ref=bookmarks

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário