Seguidores

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

JARARACA, O AMIGO DE LAMPIÃO


 Por Joel Reis

A vida de José Luiz Rodrigues Calazans, o Jararaca, conectou diversos personagens expressivos da história social e política brasileira no século XX. Com cerca de 20 anos de idade foi trabalhar como "fiscal de recebedoria de renda" junto à fábrica da Pedra, de propriedade do Legendário Coronel Delmiro Gouveia, precursor da Indústria têxtil nordestina. Nesse âmbito, Calazans tornou-se um amigo de Virgolino Ferreira da Silva, almocreve que transportava algodão e couro de bode para fábrica de Gouveia.

Calazans como Sucuri, Chico City, 1976.

Como recordação da convivência com amigo antes e depois da sua "transformação", guardava uma folha de poesia manuscrita atribuída a Virgolino e uma foto autografada por "Lampião e sua gente." As inquietações sobre o poema “Moral de Cangaceiro” de Calazans, bem como os relatos cheios de descrições físicas e psicológicas de Virgolino e Delmiro continuavam presentes nas memórias e nos textos do artista alagoano até o final da vida.

Frente e verso da foto autografada pelos cangaceiros, dedicada ao grande artista Jararaca

Nos meados dos anos 70, seu último personagem também foi uma serpente, dessa vez a Sucuri, para interpretar uma versão humorística de cangaceiro no programa Chico City, na Rede Globo. No entanto, foi com a ajuda de seu relevante personagem, Jararaca, que desempenhou uma função significativa na criação do imaginário sobre o lugar do sertanejo no universo artístico.


REFERÊNCIAS

FORTES; VERAS. No rastro de Jararaca: produção cultural e engajamento político na trajetória de um artista popular pioneiro. Santa Catarina: Revista Mundos do Trabalho, vol. 8, n. 15, jan./ jun. 2016. p. 11-28.

RODRIGUES, Sônia M. B. Calazans. Jararaca e Ratinho: a Famosa Dupla Caipira. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.


https://viacognitiva.blogspot.com/2018/06/jararaca-o-amigo-de-lampiao.html?fbclid=IwAR32Vmu-fus_rCsraVjRzUNZXpNdvitDuQUYOH32u9sIbiHMeH_uTBvGZuI

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário