Seguidores

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

AVENIDAS DE CAJAZEIRAS ENGENHEIRO CARLOS PIRES DE SÁ

 Por: José Antônio Albuquerque

O longo trecho desta avenida vai desde a Rua Tenente Arsênio, em frente da Cadeia Pública, até as proximidades do Bairro Santo Antonio, onde se inicia a Rua Romualdo Rolim.

Todo este percurso, demanda ao Ceará, que primitivamente era denominada de Rua da Rodagem, recebendo depois o nome de Rua São José, quando na década de 60 foi pavimentada a paralelepípedos, por decisão do Engenheiro Carlos Pires de Sá Ferreira, então Diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.


Foi sempre muito movimentada pelo tráfego de veículos que percorriam a estrada, pela zona do meretrício que floresceu, ali, nas imediações do Cemitério Coração de Maria.

Quando Otacílio Jurema foi prefeito, construiu um Açougue Público e um Mercado e instituiu uma Feira Livre, para em seguida ser edificada a Capela de São João Bosco, depois transformada em Paróquia por Dom Zacarias Rolim de Moura, encravada na Praça Camilo de Holanda (Recebeu esse nome, através do Decreto nº 12, de 11 de fevereiro de 1944, baixado pelo prefeito Juvêncio Vieira Carneiro). Nos dias atuais vem se constituindo num dos pólos comerciais mais importantes da cidade e poucas são as residências ali existentes.


O Engenheiro Carlos Pires de Sá Ferreira nasceu no sítio Lagoa, município de Sousa, a 25 de abril de 1921. Filho de Antonio Pires Ferreira e Ester de Sá Pires Ferreira formou-se, em 1947, pela Escola Nacional de Engenharia. Exerceu atividades profissionais na construção da Rodovia Rio - Petrópolis foi assistente técnico do Chefe do 7º Distrito Rodoviário, com sede no Rio de Janeiro e Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Tem curso de construção, melhoramento e conservação de estradas de rodagem do “Bureau of Publics Roads”, dos Estados Unidos. Residiu no Rio de Janeiro, mas não conseguimos obter informações se ainda está em atividades. 

Foto: do Acervo de Cristiano Moura


José Antônio Albuquerque. Historiador. Professor aposentado do Departamento de História do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Cajazeiras/PB. Diretor-Presidente do Sistema Alto-Piranhas de Comunicação.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário