Seguidores

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

CANGAÇO: FESTA DOS MORTOS EM MACEIÓ

Clerisvaldo B. Chagas, 23 de janeiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.045

31.07.1938. Maceió (AL). Em Bebedouro, Maceió, uma multidão já aguardava. Dali ao Quartel foi um corre-corre da multidão em duas alas, para vê as cabeças que eram mostradas de minuto a minuto. Os troféus acompanhavam as cabeças, também mostrados ao povo.



As cabeças chegaram acompanhadas por uma caravana de 50 automóveis, segundo notícias do jornal “Folha da Manhã”. (Sergipe. 03.08.1938).
         
Após 16 horas de viagem, chegou o caminhão ao quartel do R.P.M. aproximadamente às 21 horas. As cabeças foram entregues ao comandante da Polícia Militar.
       
Da sacada do quartel o sargento Sylvestre Vianna Silva, apresentou ao povo os troféus.
       
As cabeças de Lampião e Maria Bonita foram mostradas do alto do caminhão. Em seguida foram levadas para o necrotério à responsa do Dr, Lages Filho, legista.
       
Bezerra chegou à noite do domingo, ficou internado no Pavilhão de Cirurgia no Hospital de São Vicente com uma bala alojada na coxa esquerda, para cirurgia. Inúmeras pessoas foram visitá-lo. Deu entrevista a Gazeta. (25).
       
01.08.1938. Maceió (AL). O trem do dia 10 trouxe as cabeças de Palmeira dos Índios, que faltavam, indo para o necrotério. As nove cabeças ficaram expostas ao púbico, de manhã no necrotério.
      
A cabeça de Lampião foi estudada pelo legista de Maceió “Serviço Médico Legal”, Dr. Lages Filho: “A cabeça de Lampião chegou sem cérebro”.
       
Fora as cabeças de Lampião e de Maria Bonita, as outras estavam já sem condições e foram sepultadas em Maceió.
       
Bezerra fez uma viagem ao Rio de Janeiro para um encontro com Getúlio Vargas, depois caiu no esquecimento. Foi nomeado, após, delegado regional de São José da Lage (AL). Passou vinte anos lá.
       
Todos foram promovidos. O governo do estado distribuiu cinquenta contos de reis com todos, cabendo para os soldados, à média de um conto e duzentos. Oficiais 10%; sargentos, 5% e o restante dividido em partes iguais para os praças. O crédito foi aberto pelo interventor estadual, em torno de 03.04.1939.

Promovidos:

Adrião Pedro de Souza (morto em combate), soldado, a terceiro sargento;
José Lucena de Albuquerque Maranhão, tenente-coronel a Coronel;
João Bezerra da Silva, 10 tenente, a capitão;
Francisco Ferreira de Mello, aspirante, a primeiro tenente;
Aniceto Rodrigues da Silva, 30sargento, a aspirante;
Porfírio de Oliveira Lima, aspirante, a 20 tenente;
Valdemar da Silva Góis, 30 sargento, a aspirante.

Extraído do livro:


CHAGAS, Clerisvaldo B. & Fausto, Marcello. Lampião em Alagoas, Maceió, Grafmarques, 2012. Págs. 407-408.
  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário