Seguidores

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

LIVRO BEATOS E CANGACEIROS.......DIGITALIZADO...UNIVERSITY OF FLORIDA


Caros amigos:

Segue para quem ainda não conhece o link do livro completo (250 páginas) do pesquisador e escritor Xavier de Oliveira, BEATOS E CANGACEIROS, escrito no ano de 1920.


Há algum tempo que tenho esse link da UNIVERSITY OF FLORIDA DIGITAL COLLECTIONS. Como esse livro foi parar lá ninguém sabe, mas o mais importante é que está à disposição do público. Também o imprimi e encadernei, pois ainda não possuo o original que custa em torno de R$ 250,00 a 300,00 nas vendagens via internet.

A pesquisa que gerou o livro BEATOS E CANGACEIROS trata-se de um misto de estudo de psicologia social, história real, observação pessoal do autor e impressão psicológica dos então beatos mais famosos e alguns dos mais celebres cangaceiros do Nordeste, obviamente, antes de 1920, ou seja, antes da era de Lampião.

Consta que das andanças em entrevistas diversas o autor Xavier de Oliveira, também médico cearense e cronista de costumes, convivendo com os fiéis do Padre Cícero no Juazeiro do Norte, em 1915, teve o seguinte diálogo com o beato Vicente, lenhador de profissão:

Quis tirar-lhe o retrato. Não o consentiu.

- Isso é coisa da besta-fera, disse-me.

- Mas o Padre Cícero tira, ponderei-lhe, para convencê-lo.

- Sim, mas Cristo também andava sobre as águas e não se afogava. O meu padrinho pode até pisar em fogo e não se queima. Mas eu é que não quero que o "Capiroto" tenha lá o meu retrato.

Façam um bom proveito desse livro histórico. Eis o link:

Fonte: facebook
Página: Archimedes Marques
Grupo: O Cangaço

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário