Seguidores

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

PELA CRIAÇÃO DO MUSEU DO CANGAÇO

Geraldo Antônio de Souza Júnior 

Há anos venho acompanhando através de matérias de jornais e televisão a incansável luta de Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita, em busca da criação de um Museu que abrigue a história e os objetos que pertenceram a seus avós e aos demais personagens envolvidos na história do cangaço.

Porém essa luta pelo que tenho observado não tem dado o resultado esperado, pois ela é barrada pela falta de patrocínio e pela burocracia e má vontade por parte das autoridades competentes, principalmente das Secretarias de Cultura da região Nordeste, que nada tem feito durante todo esse tempo em prol da criação desse espaço, que teria a única finalidade de preservar os objetos e a memória de todos aqueles que foram protagonistas durante o período de existência do fenômeno Cangaço (Volantes, Cangaceiros, Vitimas, etc...).

Infelizmente caros amigos (as) aqui em nosso país a história e a Cultura sempre foram varridas para debaixo do tapete do esquecimento e com a história do cangaço, não está sendo diferente.

Eu particularmente sou a favor da criação de um único Museu que sirva para abrigar todo esse material histórico em um só lugar, e principalmente, para dar a oportunidade para esta e para as gerações vindouras de conhecerem um pouco sobre a verdadeira história do Nordeste, onde o Cangaço é parte central dela.

Um “MUSEU DO CANGAÇO” surgiria como um cartão postal para qualquer uma das capitais dos estados nordestinos que tiveram a presença e a atuação do fenômeno.

Espero um dia ainda poder ver esse projeto ser realizado, mas enquanto isso não ocorre, seguirei apoiando essa luta e divulgando essa fantástica história, através da única arma que possuo, ou seja, as redes sociais.

“O CANGAÇO” e acredito eu, que a grande maioria dos membros e simpatizantes/participantes do nosso Grupo e Comunidade, apoia a criação de um único MUSEU DO CANGAÇO.

Na fotografia abaixo vemos Vera Ferreira Ferreira durante visita ao Museu Geológico da Bahia em Salvador/BA, onde na ocasião presenteou o anfitrião Rubens Antonio Antônio (Geólogo/Historiador) com um exemplar do livro “BONITA MARIA DO CAPITÃO” de sua autoria e de Germana Gonçalves de Araújo.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário