Seguidores

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A FAZENDA PEDRA PINTADA E OS CABRAS DE LAMPIÃO


(Matéria feita em 2008 para a Revista Papangu)

O fazendeiro João Amorim tem 84 anos de idade e vive nas cercanias de Caraúbas desde 1946, “sem nunca ter arredado o pé das terras para lugar nenhum” como ele mesmo diz ao visitante que chega à Fazenda Pedra Pintada e se senta no alpendre da casa grande para beber um café passado na hora.

Nessas ocasiões, João Amorim aproveita para contar histórias sem fim sobre como sobreviver de agricultura na seca e a passagem de Lampião pelo município, quando o cangaceiro marchava em direção à Mossoró.


Seu João Amorim conta que quando Lampião se direcionava à Mossoró não quis passar pelas terras do coronel Quincas Saldanha, conhecido na região como “Gato Vermelho”, velho inimigo de cangaceiros, muito temido pela sua valentia e crueldade.

O cangaceiro Massilon Leite

O capitão Lampião foi avisado por Massilon Leite que o bando cruzaria as terras de Quincas Saldanha e o Rei do Cangaço resolveu alterar a rota por temor e respeito ao coronel.

Quinca Saldanha o Gato Vermelho - http://www.sociedadeativa.net/2013/12/um-pouco-da-historia-de-caraubas-rn.html

A mudança de direção fez com que a tropa de cangaceiros fizesse uma marcha demorada, chegando a Dix-sept Rosado através da cidade de Felipe Guerra. Por causa da longa caminhada, o trem já havia partido em direção à Mossoró.

“O desvio das terras do Gato Vermelho deu tempo suficiente para os passageiros avisarem aos mossoroenses da chegada de Lampião. Com isso, foi possível armar várias trincheiras na cidade, levando o bando à derrota histórica”, revelou João Amorim, com toda segurança naquilo que dizia.

Foto e texto: Alex Gurgel

Fonte: facebook
Página: Igor Gomes
Grupo: O Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário