Seguidores

sexta-feira, 20 de maio de 2022

LANÇAMENTO DA ROTA DO CANGAÇO DE SERRINHA DO CATIMBAU

Junior Almeida e a Rota do Cangaço de Serrinha do Catimbau

Local de um dos mais importantes combates do cangaço lampiônico, onde Maria Bonita, companheira de Lampião foi baleada, Paranatama (antiga Serrinha do Catimbau), no Agreste de Pernambuco, realiza neste sábado, 21 de maio, a partir das 10 horas, a primeira rota do cangaço, que refaz os passos do cangaceiro mais famoso do país na região.

O trajeto organizado tem como base o recente livro do escritor Junior Almeida, “Lampião em Serrinha do Catimbau”, e leva os participantes a conhecerem os locais em que o Rei do Cangaço e seus cabras passaram em 19 e 20 de julho de 1935, cometendo assaltos, extorsões e um assassinato, no então território de Garanhuns, sendo na vila, a súcia repelida pela resistência local, que com seus homens bem entrincheirados nas casas da vila, alvejaram Maria Bonita, mulher de Lampião.

Tudo pronto para o lançamento neste sabado dia 19 de maio de 2022
Para este encontro, já confirmaram presenças membros do Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco - GECAPE -, Arquivo Público de Pernambuco, Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns – IHGG -, Instituto Cariri Cangaço, Academia brasileira de Letras e Artes do Cangaço – ABLAC -, Espaço Cultural Colimusic, Casa da Cultura de Paranatama, além de secretário e diretores municipais, escritores, pesquisadores, e entusiastas da temática.
O LIVRO
“Lampião em Serrinha do Catimbau”, livro com informações inéditas sobre o famoso “fogo de Serrinha”, vem fechar uma lacuna na literatura cangaceira, que são justamente os detalhes do ferimento à bala de Maria do Capitão. É o quarto trabalho do pesquisador pernambucano. Junior Almeida, natural de Garanhuns, é membro fundador do GECAPE, ABLAC, além de ser conselheiro do Instituto Cariri Cangaço do Brasil.

Reginaldo Santos / Junior Almeida

NOTA CARIRI CANGAÇO

É com muito entusiasmo que o Cariri Cangaço celebra o lançamento da "Rota do Cangaço de Serrinha do Catimbau", antigo sonho do pesquisador e escritor Junior Almeida; Conselheiro do Cariri Cangaço. Por muito tempo a literatura do cangaço deixou de lado esse que sem dúvidas foi um dos mais emblemáticos episódios da passagem de Lampião pelo Agreste pernambucano, quando sua Maria, a Maria do Capitão; foi baleada no confronto com a resistência do bravo povo de Serrinha do Catimbau, atual Paranatama. Junior Almeida com muito trabalho e zelo, foi personagem importante no resgate de Paranatama dentro da literatura do cangaço, insistindo, incentivando, provocando a municipalidade para que pudéssemos oferecer ao Brasil a possibilidade dessa "Rota". Em março ultimo, representantes do município de Paranatama estiveram conosco participando do Cariri Cangaço Paulo Afonso, para conhecer a dinâmica e a essência do empreendimento, e assim, neste sábado, testemunharemos o lançamento da Rota do Cangaço de Serrinha do Catimbau, Avante Conselheiro Junior Almeida, avante Paranatama !!!

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço. 

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/05/lancamento-da-rota-do-cangaco-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário