Seguidores

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uma viagem de muitas alegrias e uma tristeza

Por: Aderbal Nogueira
Aderbal Nogueira e sertão da Bahia
A Caravana Cariri Cangaço - GECC foi para mim uma viagem de muitas alegrias e uma tristeza. Alegria em reencontrar grandes amigos, porque não dizer "IRMÃOS" João de Souza, Jairo Luiz, Antônio Vilela, Mestre Alcino, entre outros que sempre estão a nos esperar. Alegria maior em reencontrar meu amigo Candeeiro, seu Né, como é carinhosamente chamado Manoel Dantas Loyola, que me chama de 'Derval'.
Parece que foi ontem que estive com ele e sua generosa família pela primeira vez. Há aproximadamente 18 anos atrás, onde a incerteza de uma boa acolhida me fez parar na entrada da vila e ficar cerca de 15 minutos hesitando em me aproximar de sua pessoa. Mas, para minha surpresa, a receptividade foi supercalorosa e ao longo desse tempo a amizade entre sua família e a minha só aumentou, a ponto de Eliza, sua filha, me chamar de irmão. Para mim não importa mais quem foi seu Manoel Dantas Loyola, pois agora para mim ele é apenas seu Né.
Tenente João Gomes de Lira
Tristeza profunda também ao passar na entrada de Nazaré e não avistar mais aquela cadeira de balanço ali em frente da casa onde sempre encontrava nosso fiel amigo João Gomes de Lira. Quanta saudade. Dezenas de viagens e sempre ele estava ali. Calmo, com uma serenidade que me impressionava, com uma segurança plena que nos dava a idéia de como devia ter sido na juventude. Dessa vez não tive coragem de entrar em sua casa, agora vazia, sem a sua presença. Somente a casa. Com certeza alguém estava lá dentro, alguém de sua família que sempre nos recebeu tão bem. Em outra viagem vou criar coragem e lá vou adentrar e tenho certeza que a receptividade será a mesma.
Ao entrarmos na estradinha de terra para a casa de seu Luiz de Cazuza o meu desejo não iria se realizar. Sabia que meu querido amigo não estaria mais lá para nos recepcionar e prosear horas a fio, rindo e contando histórias de sua vida centenária. Seu Luiz foi, sem dúvida, aquele que mais me fez rir das histórias do Cangaço. Com ele vi que até nas horas tristes se tira momentos interessantes. Sei que para algumas pessoas como Paulo Gastão, Ângelo Osmiro e alguns outros que tiveram a honra de conhecê-lo mais de perto, essa dor da falta ainda vai durar. Lá não pude conter as lágrimas ao abraçar sua filha, e chorei por dentro e por fora.
Para terminar, agradeço a todas essas pessoas que, de uma maneira ou de outra, me contando as suas vidas, sem querer me fizeram uma pessoa melhor.
Aderbal Nogueira
Sócio da SBEC, Diretor do GECC
Conselheiro Cariri Cangaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário