Seguidores

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Hoje na História de Mossoró - 27 de Agosto de 2012

Por: Geraldo Maia do Nascimento
 
Em 27 de agosto de 1911 dava-se a fundação da Sociedade “União Caixeral”, entidade destinada a assistir social e educacionalmente à classe de empregados do comércio de Mossoró.

Escola Técnica de Comércio União Caixeiral 

Francisco Isódio de Souza, presidente da Intendência municipal, na época, se constituiu como o maior incentivador de uma plêiade de jovens comerciários, arregimentados para a louvável iniciativa e em um dos salões do Colégio Santa Luzia, fundaram a agremiação que teve como seu primeiro Presidente o comerciário Joaquim Marques de Souza, sendo os demais companheiros: Sebastião Fernandes Gurgel – vice-Presidente, João Galvão de Miranda – 1º Secretário, João Vieira Leite – 2º Secretário, Raimundo Nonato de Souza – Orador, Carlos Borromeu de Brito Guerra – vice-Orador, Bernardo de Souza Coutinho – Tesoureiro, Comissão de Parecer – José Ribeiro Dantas, Antonio Epaminondas de Medeiros, José Gurgel de Oliveira, Francisco Antonio da Costa, Pedro Freire da Silva. Comissão de Estatutos – Francisco Isódio de Souza, Joaquim Marques, Raimundo Nonato de Souza, João Nogueira da Costa e Antonio Martins de Miranda. Dentre estes que formavam a diretoria, foram sócios fundadores – Afonso Freire de Andrade, Francisco Dantas da Silva, Luiz Zeferino Pereira (Luiz Bom), Antônio Filgueira Mendes e outros.

As primeiras iniciativas da entidade foram no sentido de uma regulamentação nos horários de funcionamento do comércio, ficando estabelecido desde entãoo, que as casas comerciais abriam às 6 horas até as 7 da noite, já que antes não existia hora de abertura, nem tão pouco de encerramento de atividade. Outra reivindicação foi no sentido de ser mantida uma escola para os associados, para o que foram conseguidos professores como Dr. Felipe Guerra, acadêmico Manuel Benicio Filho e o próprio Francisco Isódio, ministrando aulas, diariamente, durante quatro anos, sem ônus para a sociedade nem para os alunos.
 
Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário