Seguidores

domingo, 13 de julho de 2014

Dona Quitéria Sá irmã do cangaceiro Jararaca

Por Paulo George

Irmã do célebre cangaceiro Jararaca, do bando de Lampião, Quitéria Sá, ou Quitéria Zuza como é mais conhecida no Povoado Moderna, município de Sertânia, Sertão do Moxotó. 

Completou cem anos de idade no dia 27 de Outubro do ano passado. Na celebração do seu centenário de existência, houve uma grande festa no Povoado, com música, poesia, entrevistas, conversas, além de muita comida e bebida, é claro.

Antônio Amaral, Cantor e compositor sertaniense, acompanhado da Banda Acordes fez um show de Música e poesia, com participação especial do Poeta Josessandro Andrade. Antônio trouxe músicas como “Cangaceiro”, vencedora do Festival de Música de Afogados da Ingazeira, No final dos anos 1980, na voz de Chico Arruda, acompanhado do Sexteto Tamba, cujo versos musicais certamente lembrarão à aniversariante o seu irmão famoso:

Acervo do professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

“Não tenho a conta dos perigos que passei
não faço média das vezes que já morri 
um cangaceiro mouro e bárbaro sem lei 
nos altiplanos condoreiros do Sertão 
A cor do sangue é a cor do guerrilheiro 
corpo ligeiro, olhar de corvo fatal
 Bandoleiro de batalhas nas volantes
 aço malhado, estilhaços de um tiro 
se refez retiro no silêncio da prisão 
(...) Corisco doido, Jararaca Aluvião...”.

Dona Quitéria Santana é filha de Manuel Leite de Santana, (Mané Zuza) e Maria Luiza de Santana, pais adotivos de Jararaca, que o criaram, Já que o mesmo era filho de um irmão de Mané Zuza. 

Lúcida, forte, Dona Quitéria é descrita pelos familiares, amigos e conhecidos no povoado pertencente ao Município de Sertânia como uma pessoa espirituosa, bem-humorada.

“Ela Ainda dança e bebe. Aliás sempre bebeu, mas tem uma saúde de ferro”, atesta o Agrônomo Cícero Paulo Sampaio, sobrinho-neto de Quitéria Zuza. “As farras que participei nas festas com ela eram atrativas não pela bebida, mas pela inteligência e sabedoria de Tia Quitéria ”, garante Sampaio.

Há outra irmã do cangaceiro Jararaca, Germana Sá, com cerca de 80 anos. Ela e Quitéria Zuza são as que ainda restam vivas. 

Haviam ainda José de Sá, Tatái, falecido em 1997 e Félix Sá, que se foi há alguns anos, ambos na casa dos 90 anos, sendo que o último faleceu em um acidente de moto. 

O túmulo de Jararaca à frente, e por trás o túmulo do cangaceiro Asa Branca. Lembrando ao leitor que o cangaceiro Jararaca foi baleado no dia 13 de junho de 1927 em Mossoró. Covardemente assassinado na noite de 19 de Junho de 1927 

Todos eles iam anualmente no dia de finados, 02 de Novembro, em caravana com outros parentes visitar o túmulo do Irmão em Mossoró-RN. Os irmãos daquele que foi um dos cabras mais valentes do bando de Lampião mantém este costume até hoje.

Fonte: facebook
Página: Paulo George

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário