Seguidores

domingo, 13 de julho de 2014

Conheça uma das principais lendas sobre Lampião


O medo provocado pela presença física ou até mesmo pelas histórias e lendas contadas sobre Lampião ainda persiste. O rei do cangaço morreu há 70 anos, na Grota de Angicos, em Poço Redondo (SE), durante uma emboscada montada pelos policiais. O cangaço terminou em 1940, mas mesmo assim as pessoas, principalmente no Nordeste do país, sentem desespero quando se fala em Lampião.

Acompanhe o blog do G1 no cangaço 

O G1 conversou com João Souza Lima, considerado um dos principais historiadores do cangaço. Ele vive em Paulo Afonso (BA), onde há décadas vem levantando informações sobre a biografia do principal casal de cangaceiros: Maria Bonita e Lampião. É ele quem revela os seis principais mitos e lendas que percorreram vários Estados do país e que ainda persistem.

Um relato que se espalhou conta a história de que Lampião só conseguia se esconder na mata durante as perseguições das volantes, porque subia nas árvores e fugia pelos galhos das copas. 

João de Sousa Lima disse que isso foi publicado em um livro sobre o cangaço como se fosse verdade e muita gente ainda acredita nessa história, desmentida por ele e outros especialistas. 

“Quem conhece a caatinga sabe que na região onde Lampião passou e lutou não havia árvores com copas.” - disse o pesquisador.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL703549-5598,00-CONHECA+AS+SEIS+PRINCIPAIS+LENDAS+SOBRE+LAMPIAO.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário