Seguidores

sábado, 21 de novembro de 2015

PRECISAMOS COMPROVAR QUEM É QUEM NA FOTO

Por Geziel Moura

Solicito pequena ajuda dos amigos, na identificação de um cangaceiro, e para isto, farei breve relato, que me fez ficar em dúvida. Em seu livro, Lampião: As Mulheres e o Cangaço, edição de 1984, o escritor Antônio Amaury aponta tal cangaceiro, como sendo Cirilo de Engrácia (p. 156) (vide foto), é óbvio que não poderia ser, pois este morreu, em agosto de 1935, conforme o Diário de Pernambuco de 28.08.1935 (vide imagem), sendo que o autor da foto, Benjamin Botto esteve com o bando, por duas vezes, somente em 1936. Na edição de 2012, do mesmo livro, a foto foi suprimida, portanto a dúvida persistiu.

No Livro - Álbum, Os Cangaceiros de Élise Jasmin, o cabra aparece em diversas fotos, porém a autora não assume o nome, dizendo apenas que seja "desconhecido".

Em sua recente obra Corisco, A sombra de Lampião, de Sérgio Dantas, o cangaceiro aparece com o nome de Ricardo Rocha, vulgo Ricardo Pontaria (Vide foto), cuja identificação, tal autor se apoia, dentre outras coisas, o reconhecimento feito por Moreno, e Candeeiro. E agora? o que os amigos pensam sobre isto?

Fonte: facebook
Página: Geziel Moura‎ OFÍCIO DAS ESPINGARDAS

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário