Seguidores

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

"A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO CANGAÇO" DE ROSA BEZERRA

Por Susi Ribeiro

Amigo José Mendes Pereira

Boa Tarde,

Gostaria de deixar aqui minha Avaliação do livro: A Representação Social do Cangaço, de Rosa Bezerra, Um Livro Único, Esclarecedor, Humano, Uma Leitura que Recomendo a Todos!

"A Representação Social do Cangaço é um livro, fruto do trabalho, estudo e pesquisa da Psicóloga Social Rosa Bezerra, especializada em Psicologia Social e Comunitária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


O Livro nos mostra uma análise do Cangaço como Movimento Social, rompendo com todos os conceitos e padrões formais já pré-estabelecidos!

É um livro que nos faz pensar, compreender, analisar, é um livro único, que quebra regras, que, com certeza irá revolucionar nossos conceitos!!

No estudo do Cangaço, entre diversas questões, sempre nos deparamos com muitas perguntas, Quais foram os fatores históricos (do Nordeste e do Brasil), geográficos, climáticos, socioeconômicos que, realmente influenciaram e deram origem ao Cangaço?

Quais as verdadeiras Causas Sociais e Econômicas, até as paisagens físicas e culturais que se desenvolveram desde os fins do século XIX, por conta das grandes secas, da fome, da opressão, da luta pela sobrevivência no Nordeste Brasileiro?

Quem foi Lampião? Um assassino sanguinário? o que o levou realmente a ser Cangaceiro? Quem eram os Cangaceiros? facínoras? Bandidos?
Veja o que a mídia da época divulgava, entenda, analise, compreenda!

Este livro, é. sem dúvida, um estudo importantíssimo que não pode faltar a nenhum estudioso, pesquisador, historiador ou escritor, assim como a todos os descendentes do Cangaço,

Para que possam, de forma conclusiva e imparcial, compreender, o que realmente originou o Cangaço, suas Causas, Consequências e qual era sua finalidade.

Muito Obrigada pela oportunidade, José Mendes Pereira
Muito Obrigada Rosa Bezerra.

Atenciosamente

Susi Ribeiro, nora de Sila e Zé sereno, ex-cangaceiros de Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário