Seguidores

sexta-feira, 17 de junho de 2016

EDSON ARAÚJO MACEDO

Por Guilherme Machado Historiador Pesquisador

Belíssima visita, do senhor Edson Araújo Macedo, e sua linda família ao Portal do Cangaço de Serrinha. Este cidadão pai de família aposentado, que nasceu no sertão baiano de Uauá, no ano de 1926, testemunha viva no processo do cangaço na Bahia. Seu Edson afirma ter visto, Lampião em uma de suas passagens por Uauá, quando o rei do cangaço começou a recrutar cabras baianos para o seu bando, a exemplo de Cirilo de Engrácia, Zabelê, Gato, Zé Baiano, Volta Seca, e outros cangaceiros da região de Macururé, Rodelas, Abaré, Jeremoabo, Raso da Catarina, e etc.

O ano era 1936 e o menino Edson com 11 anos de idade, saía para lida do dia a dia com os animais da família, quando deu de cara com a cabroeira de cangaceiros. E perna para que te tenho... falou seu Edson... risos. ???

Hoje, radicado em Curitiba no Paraná, e com a maioria dos familiares morando em Feira de Santana e Uauá, seu Edson se emocionou muito ao visitar o Portal do Cangaço de Serrinha, visita esta programada por uma sobrinha de seu Edson, que visitou o acervo de Luiz Gonzaga, no são João de São Francisco do Conde-Ba. E a moça fez esta bela surpresa para o seu tio, que é um eterno apaixonado pela saga do Nordeste.

Fiquei bestificado com a simpatia deste cidadão, com 85 anos de idade mais com um vigor de menino de 15 anos, seu Edson que Deus o abençoe o senhor e dona Maria tua esposa, e toda a sua família que aqui esteve visitando o Portal do Cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário