Seguidores

quarta-feira, 1 de junho de 2016

LAMPIÃO EM JUAZEIRO DO NORTE

Por José Mendes Pereira
Lampião

No ano 1926, do século XX, a presença indesejada do cangaceiro e futuro capitão Virgulino Ferreira da Silva o Lampião, na cidade do Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, provocou alvoroço. Uma multidão de pessoas se formou para ver o famoso cangaceiro e seu bando. Lampião aceitou ser entrevistado, posou para as lentes fotográficas, ofertou esmolas à igreja local, recebeu visitas e foi agraciado com presentes, tudo isso sem ser incomodado pela polícia.

Quando ele saiu da cidade com o seu bando, estava bastante orgulhoso, pois agora não seria mais um bandido, e sim um capitão, uma autoridade que seria respeitado no nordeste brasileiro, um homem que não iria mais viver se escondendo das autoridades policiais, porque o documento que lhe dava a “patente” de capitão, e que esse correspondia ao perdão de seus crimes e a não ocorrência de mais perseguições por parte da polícia, havia sido assinado pela única autoridade federal em Juazeiro, um agrônomo do Ministério da Agricultura, Pedro Albuquerque Uchôa, ordenado pelo religioso do Juazeiro do Norte, o afamado padre Cícero Romão Batista.

Pedro Albuquerque Uchôa

Mas estava totalmente enganado! Quem tinha força para segurá-lo como capitão seria o médico e famoso deputado federal Floro Bartolomeu da Costa. E é que 2 dias após Lampião ter recebido a patente de capitão, o deputado Floro Bartolomeu falecia no dia 28 de março de 1926 no Rio de Janeiro, vítima de angina (Angina define a dor no peito causada pelo enfraquecimento dos músculos do coração).


Conta-se que o Pedro Albuquerque Uchôa chamado mais tarde a Recife para explicar tamanho absurdo, o agrônomo teria dito aos seus superiores que, naquelas circunstâncias, e com o medo que tinha de Lampião, ele teria assinado até a demissão do presidente Arthur Bernardes.

E quem não faria isso? Penalizar  o agrônomo seria injustiça! Quem não tem medo de suçuarana humana?

Segundo o pesquisador do cangaço José João Souza informa que o livro "O canto do Acauã" da escritora e pesquisadora do cangaço Marilourdes Ferraz diz o seguinte: 

Na volta de Juazeiro do Norte para Pernambuco, Lampião passa em Cabrobó e já nas proximidades da cidade de Belém do São Francisco, precavido, incumbiu um mensageiro de avisar as autoridades locais que Lampião, na "qualidade de Capitão" iria entrar na cidade. 

Capitão João Nunes

Na ocasião, o Coronel João Nunes, que organizava a defesa regional com o objetivo de repelir outra investida da Coluna Prestes, estava em Belém e recebeu a comunicação, a qual respondeu incisivamente: "Diga a Lampião que não o conheço como Capitão e que, se vier, eu o recebo a bala." Diante da reação do Coronel, Lampião foi a Salgueiro e dali para vila de São Francisco no município de Vila Bela.

Do livro: O canto do Acauã
De: Marilourdes Ferraz

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário