Seguidores

quarta-feira, 21 de junho de 2017

LAMPIÃO: DO INÍCIO AO FIM

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=GkiLg3fUO4I

Uma história de vida, sofrimento e guerra no sertão. Os caminhos de Lampião como nunca foi mostrado.

O projeto

A minissérie documental em 5 capítulos irá mostrar todo o caminho traçado por Virgulino Ferreira, vulgo Lampião, desde seu nascimento até sua morte na Grota do Angico.

Mostraremos os lugares onde ocorreram as maiores batalhas, as grandes invasões de vilas e cidades, a ligação com os coronéis, com Padre Cícero e a intrincada rede de relacionamento de Lampião com seus aliados.


A série será pautada em depoimentos dos maiores pesquisadores da historiografia do cangaço e tendo como pontos de costura o maior acervo em vídeo gravado ao longo de 30 anos com remanescentes da época do cangaço como ex-cangaceiros, ex-volantes, ex-coiteiros e testemunhas oculares de suas ações.



Todo esse material foi gravado com recursos próprios até hoje. Esse rico acervo vai ajudar a uma melhor compreensão dessa que, sem dúvidas, é uma das maiores sagas do povo nordestino.


Não iremos julgar Lampião, iremos contar os fatos como aconteceram e mostrar em ordem cronológica a sua trajetória. Serão centenas e centenas de quilômetros que nossa equipe irá percorrer pelo sertão que Lampião pisou em quase todo o nordeste. Um trabalho gigantesco para podermos captar em imagens inéditas e de arquivo esse enorme ecossistema. Captação de imagens aéreas com drone, mostrando a região e fazendo o espectador ter uma ideia da geografia do lugar, pois em alguns locais a vegetação ainda é a mesma da época, em outros mudou, mas o relevo original permanece quase inalterado. Essas imagens aliadas a mapas e animações darão uma visão aproximada de como se desenrolaram os fatos e de como era difícil a locomoção das tropas e dos cangaceiros. Câmeras com estabilizadores de imagem mostrarão, de forma bem real, a visão que os ‘cabras’ tinham dentro das matas e a dificuldade de locomoção.


Qual o legado dessa minissérie? Deixar para as futuras gerações o registro em vídeo dessa importante parte da história, pois segundo Heródoto, é preciso pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro. Prepare-se para adentrar em uma história única em todo o mundo e, parafraseando Winston Churchill, uma história de sangue, suor e lágrimas. A minissérie também será transformada em um documentário longa para exibição em festivais e eventos relacionados ao tema cangaço.

Faça parte você também da realização desse documento. Contamos com sua ajuda.

Orçamento

A série será realizada segundo o cronograma abaixo:

Pré-produção - agosto a setembro/2017
Viagens e Gravações - setembro/2017 a março/2018
Edição, pós-produção e finalização - abril a junho/2018


O valor das contribuições será distribuído conforme gráfico acima:

https://www.catarse.me/lampiaodoinicioaofim

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário