Seguidores

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O MASSACRE DO SÍTIO "ALMACEGA" E O MARTÍRIO DO VELHO SALINAS.

Transcrito por Geraldo Antônio de Sousa Júnior

O massacre do sítio Almacega e o martírio do velho Salinas na tarde de 13 de maio de 1930 é outro crime que estarrece pela brutalidade e fereza. Maneo Salina, modesto sitiante, contava família composta de cinco filhos e duas filhas. Certo dia, abordado por uma volante de policia, deu breves informes sobre os cangaceiros, que já haviam passado dias antes.

Lampeão soube pelo seu serviço diabólico de espionagem do pequeno incidente e mandou avisar o velho de que se vingaria. Salina mudou-se para Geremoabo, certo de que a punição não tardaria. Depois de certo tempo, no entanto, inativo como ficara, não tinha mais o que dar de comer à família. Acabara a farinha e não havia dinheiro. Pensou, então, em ir a "Almacega", onde tinha maduro mandiocal, para fazer uma rápida farinhada. Chegaria alta madrugada, arrancaria as raízes, enquanto os filhos as descascavam e as moças aqueceriam o forno.
De tal forma, ainda no escuro da madrugada seguinte poderia estar de volta a Geremoabo.

Premido pela necessidade, viu como certo o êxito, e partiu desprezando o conselhos daqueles que lhe conheciam o plano. Pela tardinha do dia 13 (Treze) quando todos os componentes da família trabalhavam com calor, Lampeão, avisado, aparecia no terreiro, invadia a casa com sua malta e defrontava a pobre família sertaneja apavorada e surpresa. Circulados todos pelos cabras, o terrível cangaceiro pega um dos rapazes, amarra-o costas com costas com o pai. Depois dispara a "Parabellum" na nuca, que caindo, arrasta na queda o velho. Lampeão separa-os cortando com o longo punhal, os amarrios. Repete a cena com o segundo moço e o velho. Faz o mesmo com o terceiro, fazendo com que embolasse seu cadáver com o corpo vivo do velho Salina. O quarto filho milagrosamente, livre por fuga, consegue atingir Geremoabo e mais tarde, incorporado a uma volante, matou um dos sacrificadores de seu pobre pai, o bandoleiro Quixabeira, autor também, no Raso da Catarina, autor da morte de seis caçadores.

Feito o horrendo massacre dos três rapazes, tomam de novo o velho Salina: cortam-lhe as duas orelhas, vazam lhe um dos olhos, quebram lhe os dentes e o castram.

Obrigam o mártir sertanejo a montar e com ele se dirigem à casa do quinto filho, que morava distante duas léguas. Chegando, Lampeão adverte Salina que vai bater e chamar, mas que ele responderá, atraindo assim, à morte, o filho desprevenido. Tudo se faz. O rapaz reconhecendo a voz do pai, abre a porta e cai com um tiro a queima roupa no peito.

Assistentes do extermínio bárbaro de quatro filhos, causador obrigado da morte do quinto. O mártir rústico segue a cavalo com a malta.

Só sete distante sete léguas de "Almacega", começo da tragédia, decidem matar o velho Salina, abrindo-lhe o peito e arrancando-lhe o coração.

Fazem, depois, com o cadáver presente, uma cachaçada diabólica.

Fonte: Jornal A NOITE
Transcrito por: Geraldo Antônio de Sousa Júnior
Obs: O texto foi copiado obedecendo a ortografia utilizada a época.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=893499830813914&set=a.703792683117964.1073741835.100004617153542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário