Seguidores

quinta-feira, 12 de julho de 2018

DE HOJE ATÉ QUINTA! 'SEMINÁRIO ANGICO 80 ANOS – O CREPÚSCULO DO CANGAÇO' REFLETE SOBRE ÚLTIMOS DIAS DE LAMPIÃO E SEU BANDO

O evento em Salvador reúne nomes como Oleone Coelho Fontes, Luitgarde Cavalcanti Barros, Indaiá Santos, neta de Corisco e Dadá e outros.

Por James Martins www.metro1.com.br 


O "Seminário Angico 80 Anos – O Crepúsculo do Cangaço", evento que tem o objetivo de refletir sobre a passagem do 80º ano da morte de Lampião, Maria Bonita e inúmeros outros integrantes do bando, acontece entre esta terça-feira (10) e a próxima quinta (12), na Biblioteca Central dos Barris, e reúne em sua programação palestras, exposições temáticas, comercialização de livros, exibição de filmes e performances musicais.  

Promovido pelo Centro de Estudos Euclydes da Cunha – CEEC/UNEB, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia e o Centro de Memória da Polícia Militar do Estado da Bahia, o seminário conta com nomes como Luitgarde Cavalcanti Barros, escritora e antropóloga, Luciana Savaget, jornalista e escritora, Oleone Coelho Fontes, escritor, Vera Ferreira, jornalista e escritora, neta de Lampião e Maria Bonita, Indaiá Santos, neta de Corisco e Dadá, Dalton Soares, jornalista, José Bezerra Lima Irmão, escritor, Luiz Rubem Bonfim, escritor, e Perfelino Neto, radialista.

A abertura ocorrerá às 08h30 desta terça (10), na sala Kátia Matoso, 3º andar da Biblioteca Central, localizada à Rua General Labatut, nº 27, Barris. As inscrições, gratuitas, deverão ser feitas no local e a participação dá direito a certificado. 

Surpreendidos na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, situada na localidade de Porto da Folha, hoje cidade de Poço Redondo, em Sergipe, os cangaceiros percorriam os sertões de sete estados nordestinos – Alagoas, Bahia, Ceará Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe – e transgrediam as fronteiras e as leis, apoiados numa rede de colaboradores que incluía autoridades oficiais, grandes e pequenos proprietários de terras, poderosos comerciantes médios e remediados, camponeses e outras tantas categorias que compunham a sociedade rural sertaneja, nas décadas de 1920/30.

SERVIÇO
O QUÊ: Seminário Angico 80 Anos – O Crepúsculo do Cangaço
ONDE: Biblioteca Central dos Barris
QUANDO: De 10 a 12 de julho
QUANTO: Grátis!

Contato (71) 33215081 / 991823952 – CEEC/UNEB (Manoel Neto), 31176085 – BCB (Naiara – Diretora).

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2018/07/de-hoje-ate-quinta.html

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário