Seguidores

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O ANTIGO BAIRRO "RABO DA GATA" DE MOSSORÓ

Por José Mendes Pereira

Em todas as cidades brasileiras tinham os seus bairros que antes eram famosos por razões engraçadas ou apelidos, e quem mora em Mossoró mesmo não sendo mossoroense, mas que residem há muitas décadas aqui, sabe muito bem que no início dos anos 70, do século XX estão lembrados do bairro com o nome “Rabo da Gata”.
Não sei bem a sua origem, mas geralmente estes nomes de bairros engraçados são criados por pessoas que lá vivem, e poderá ter sido por razões de criações de ruas bem apertadas ou curtinhas, fazendo com que lembre mesmo um “rabo de gata”, e com isso, surgiu este nome engraçado para as moradias que lá foram criadas.
O bairro “Rabo da Gata” em Mossoró era localizado nos fundos do Cemitério São Sebastião, o cemitério velho como ele é atualmente chamado pela população, devido a criação de um outro cemitério, e se estendia pelo lado Oeste pegando a Avenida Diocesana. Pelo lado Norte lá passa a Rua Duodécimo Rosado, e pelo lado sul está a Rua João da Escóssia.
O bairro “Rabo da Gata” ficava na periferia da cidade, onde lá vivia uma porção de pessoas além de pobre, e existia um grande número de mulheres que vivia da venda do seu corpo, isto é a chamada prostituta.
As suas casas eram construídas de taipas, e algumas delas cobertas com papelões, além de outras que eram totalmente feitas e cobertas com papelões, e com essa estrutura paupérrima era fácil de medir o tamanho da pobreza que reinava no meio daquela gente.
O bairro “Rabo da Gata” não era um ambiente tão louvável assim para se passear por lá, por falta de paz, além das briguinhas entre aquela gente que lá morava, oferecia perigo para as pessoas que não eram de lá, mas por ali transitavam, principalmente o perigo era maior na parte da noite, e é porque naquela época não existia ainda a destruidora de vida humana que é a droga, mas tinham marginais que por lá perambulavam à procura de coisas valiosas para roubarem.
Nos dias de hoje, a droga ceifa a vida de muitas pessoas, e a classe que mais sofre é a juventude, que após usá-la algumas vezes, já está totalmente dependente do infeliz vício.
Mas o antigo “Rabo da Gata” deixou de ser um bairro pobre, e hoje é conhecido como o maior bairro nobre de Mossoró, onde lá vivem pessoas de alto nível social, e uma boa parte daquela área passou a ser chamada de bairro “Nova Betânia”, onde lá estão os maiores Aranhas-céus e mansões no poder de pessoas da alta sociedade. Mas nem todo bairro "Nova Betânia" era parte do bairro "Rabo da Gata".
O galopante crescimento da cidade de Mossoró fez com que o bairro “Rabo da Gata” fugisse às pressas dali para dar lugar a casarões e edifícios construídos tanto no sentido horizontal como vertical por pessoas da classe alta, e também dando emprego ao pessoal da construção civil. O "Rabo da Gata era um bairro muito conhecido pela população de Mossoró.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário