Seguidores

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

AS COMUNIDADES GUARDAM AS SUAS HISTÓRIAS

Por Zé Cangaço

Em muitas cidades que visitei, a comunidade guarda sua história com grande esmero. Em cidades da Europa, que foram invadidas e conquistadas pelos Romanos, são preservadas ruínas das construções dos invasores. Eles não deixam que tais sejam destruídas pelo tempo e pelo vandalismo. Fazendo dessas ruínas, pontos de turismo e procuram conservar para que as pessoas que os visitam vejam como foi feito, por qual motivo e porque esses invasores os assediaram.

Eu vi cidades que foram totalmente destruídas na segunda guerra mundial pelo exército nazista e que foram totalmente recuperadas pelos seus moradores que tem o prazer de contar a sua história. inclusive preservando os locais onde os nazistas se instalaram.

Voltando para mais perto, quando visitei a pequena Vila de Nazaré do Pico, distrito de Floresta, cidade pernambucana, pareceu-me que querem continuar fazendo parte da história da luta aguerrida de seus habitantes de outrora.

Mas não podemos esquecer a parte contrária. Estou falando de Lampião, Virgulino Ferreira, que queria destruir essa Vila e assassinar como fez, alguns de seus moradores. A casa onde residiu esse famigerado cangaceiro está toda destruída, no Poço do Negro. Foi colocada uma placa comemorativa debaixo de uma árvore plantada pelos Ferreira, por ocasião do Centenário comemorativo da fundação da Vila. Pergunto: por que a comunidade não reconstrói a casa e arruma o sitio? Por que o abandono? E a casa que seria destinada a um museu contando a história dos Bravos nazarenos?


Mas não é somente Nazaré do Pico a esquecer parte da história. A própria sede do distrito, Floresta, ressente-se da preservação de sítios históricos. Tomemos o belo casario da Força Pública que está por ruir. Que foi feito até agora? Foi feita uma resolução encabeçada pelo Curador do Cariri Cangaço para que a comunidade venha a ter esse belíssimo patrimônio recuperado. Que houve com tal resolução?

E vemos isso acontecer em outras cidades dos Estados por onde Lampião Passou, o abandono histórico. Aqui em Sergipe temos muitos casarios que fazem parte da história do Cangaço que também estão deteriorando-se.

Graças ao governador Marcelo Déda, tivemos a preservação da grota do Angico local onde foi morto Lampião Maria Bonita e mais nove cangaceiros. Mesmo assim, há ainda necessidade de maior infra-estrutura.


Em Alagoas no município de Água Branca vemos o belíssimo Casarão do Barão da Água Branca, não ser levado em consideração pela Municipalidade para ali ser instalado um museu e aproveitamento de seus cômodos para serem efetuados cursos variados para a comunidade.

Isso cada vez mais mostra que tanto as autoridades políticas quanto os cidadãos dessas localidades não estão ainda conscientes da importância histórica dessa saga chamada Cangaço e outros eventos históricos.

Graças aos abnegados, vemos ainda, a história ser preservada aos trancos e barrancos, mesmo com a falta de iniciativa pública. Estamos perdendo para o tempo, pois cada dia que passa, esse nos vence no cansaço.


As iniciativas muitas vezes fica nas conversas e no papel. Às vezes o ego sobressai e em vez de vermos união, vemos tensão, e isso atrapalha demais.

Não queremos abraçar o mundo com as pernas, Mas queremos fazer um trabalho continuo e estruturado. Assim mesmo, com essas dificuldades, queremos estender felicitações e agradecimentos aos abnegados pesquisadores, escritores, autoridades municipais e estaduais, aos amantes da história nordestina, pela garra demonstrada nos encontros e palestras, onde na última que tivemos, na cidade de São José do Belmonte, onde a enorme Confraria Cariri Cangaço reuniu-se, foram discutidos, narrados, fatos históricos, não só do Cangaço mas das lutas familiares do passado entre famílias e também de eventos de fanatismo na Pedra do Reino. O Castelo Armorial construído pelo sonho de um filho dileto dessa terra, fica como exemplo de abnegação. A municipalidade e seus munícipes precisam encampar esses pontos turísticos com garra.

O que escrevi acima, espero não estar atingindo ninguém, mas apenas refletindo em palavras o que venho observando.

Espero que os amigos contribuam com comentários aperfeiçoadores disso que escrevi.

Abraços a todos!

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/permalink/983605125181765/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário